Montanhista organiza expedições para fotografar morros do Rio de Janeiro

Waldyr Neto explora os picos da região de Petrópolis há 33 anos

Imagem da praia do Pepino a partir da pedra da Gávea, na zona sul do Rio de Janeiro, feita pelo fotógrafo Waldyr Neto, 47
Imagem da praia do Pepino a partir da pedra da Gávea, na zona sul do Rio de Janeiro, feita pelo fotógrafo Waldyr Neto, 47 - Waldyr Neto
São Paulo

O fotógrafo Waldyr Neto, 47, diz que considera os picos da região serrana do Rio de Janeiro como o quintal de sua casa.

Morador de Petrópolis (RJ), ele pratica o montanhismo há 33 anos e desde 2010, organiza as expedições com tempo suficiente para fotografar as paisagens.

Em 2013, começou a oferecer workshops e em 2016, expedições fotográficas para aventureiros: “É um jeito de mostrar o resultado da trilha”, diz. 

Hoje, a atividade rende pelo menos duas excursões com turmas de fotografia por mês.

Esse tipo de passeio, segundo Neto, é procurado por fotógrafos amadores e mochileiros que querem aprimorar as suas técnicas de observação e registro. Para os mais avançados, serve como uma extensão das suas habilidades, além de um passeio diferenciado de fim de semana.

Em algumas das aventuras, ele chega a passar a madrugada caminhando para conseguir fotografar as serras ainda no amanhecer, momento conhecido no meio fotográfico como hora mágica.

Por conta da proximidade, as trilhas que ele mais frequenta é a da serra dos Órgãos, que pode ser acessada em Petrópolis. De lá, recomenda visitar os portais de Hércules. "São os morros com a melhor vista da região", afirma.

Porém, a aventura é para poucos: a trilha até lá é considerada uma das mais difíceis e dura, em média, até 12 horas.

 

APP NA BAGAGEM

Logo do aplicativo UV Lens
Logo do aplicativo UV Lens - Divulgação

 UV LENS

Plataformas: iOS e Android

Quanto: Grátis

Voltado para a saúde da pele, o aplicativo UV Lens indica a previsão da emissão de raios solares na localização do usuário, que pode receber alertas de proteção e lembretes para reaplicar o protetor solar

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.