Templo da música e da boêmia, Nova Orleans celebra 300 anos com mais festa

Cidade americana vibra com artistas de rua por toda parte e programação de mostras e festivais


Maurício Meireles
Nova Orleans
Homens tocam instrumentos de jazz enquanto público assiste
A Preservation Hall Jazz Band se apresenta no palco da Preservation Hall, fundada em 1961, em Nova Orleans - Chris Graythen/Getty Images North America/AFP

É como se uma Bahia tivesse florescido no golfo do México. Quem chegar a Nova Orleans vai ouvir um tal "babe" para lá, "darling" para cá —a cidade no sul dos Estados Unidos, com o sotaque mole de sua gente, achou o melhor jeito de chamar o visitante de "meu rei" em inglês.

Está lá, como aqui, a mistura de fé e festa. Talvez valha até seguir um conselho que Jorge Amado dava sobre Salvador: ao chegar, jogue uma cachacinha no chão para Elegbara, como eles chamam o nosso Exu, para a estadia correr tranquila.

Neste ano, a "Big Easy" —facinha, em bom português— celebra 300 anos, com uma programação que dura o ano inteiro, além dos festivais que acontecem lá sempre.

A cidade que já passou o diabo, de uma Guerra de Secessão ao furacão Katrina, em 2005, continua vibrante.

O jazz nasceu em Nova Orleans, então quem gosta de música terá muitas opções —desde os artistas de rua tocando em qualquer parte até apresentações à noite.

Há a Bourbon Street, epicentro da festa, mas há onde beber e cantar e dançar em todo o Bairro Francês, coração turístico da cidade, com arquitetura colonial.

Para não cair em armadilha de turista, um bom lugar é o Preservation Hall, na St. Peter Street. É um palquinho fundado em 1961, em um espaço cheio de bancos de madeira onde cabem cerca de 70 pessoas, sentadas e em pé.

A banda oferece uma experiência com o jazz próxima das origens: os músicos tocam instrumentos sem amplificação. Pede-se ao público a gentileza de desligar os celulares e não fotografar, o que todos respeitam. Os shows acontecem todas as noites às 17h, 18h, 20h, 21h e 22h. Coisa fina.

Dá para ir da sofisticação à bagaceira em poucos metros no Bairro Francês e encontrar todo tipo de música.

Por exemplo, três coisas fazem o Pat O'Briens uma das casas mais famosas do bairro. A primeira é um chafariz de fogo (sim, de fogo). A segunda, sua versão do Hurricane, drink açucarado à base de rum, servido num copo gigante. A terceira, o fato de ter dois pianos no palco.

Lá, os músicos só atendem pedidos, por isso é tudo hit. Quando a Folha esteve no local, havia velhinhas bêbadas e platinadas agitando os braços ao som de "Sweet Caroline". É uma experiência antropológica, música de churrascaria, mas com a dose certa de álcool você pode cantar tudo abraçado aos amigos.

Antes de ir, vale checar a programação do Museu do Jazz, que faz uns 15 festivais por ano. O acervo, que também merece visita, tem 20 mil itens: fotos, discos, instrumentos de lendas do ritmo.

"Vamos tentar fazer um festival de música brasileira em 2018", diz George Lambousy, diretor da instituição, que disponibiliza a maior parte dos seus shows na internet.

Pelos 300 anos da cidade, o museu recebe uma exposição de Herman Leonard, lendário fotógrafo do mundo do jazz, entre outros eventos.

Foliões podem escolher ir no Mardi Gras, o carnaval de Nova Orleans, quando os krewes —blocos, mas com carros alegóricos— desfilam.

Se passar pelo Cork Krewe, em que as pessoas usam fantasias feitas de rolha, você pode conhecer o presidente da trupe, o belga Patrick Van Hoorebeek. É um desses boêmios folclóricos que algumas cidades têm --foi candidato a prefeito em 2017, com o slogan "More wine, less crime" (mais vinho, menos crime).

"Pensei em usar 'More beer, less fear' [mais cerveja, menos medo] também", ri ele, que teve 232 votos. "Fiquei em 18º lugar. Ao menos não fiquei em último." Ele é dono do Patrick's Bar Vin, onde se pode beber vinhos, cervejas e drinks.

PIMENTA E COMPANHIA

Você vai ouvir a recomendação de ir ao Café du Monde, às margens do rio Mississippi, um lugar clássico que serve o beignet, massa frita semelhante ao donut, com uma montanha —uma montanha mesmo— de açúcar de confeiteiro em cima.

Não é nada demais, mas fica aberto 24 horas e pode socorrer o turista que precisar de uma injeção de glicose. Se faltar tempo, pode cortar da programação sem pena.

De todo modo, não se decepcione com o beignet —a culinária em Nova Orleans é para se lambuzar. Há duas gastronomias típicas, a cajun (do interior, vinda dos franceses) e a creole (com influência francesa, indígena, africana e espanhola, entre outras). É para quem gosta de molhos e condimentos.

Uma boa introdução à culinária local é fazer aula na Nova Orleans School of Cooking. Há a opção em que um professor demonstra receitas, por US$ 30, e outra em que alunos põem a mão na massa, por US$ 139. No fim, há uma loja onde se pode comprar livros de receitas e temperos para tentar em casa.

Para almoçar, um dos restaurantes no centro turístico é o Tableau, boa opção para conhecer a mesa local, aqui mais focada em frutos do mar, com ostras, lagostins, caranguejo e camarões.

Entre os pratos típicos da cidade, vale provar o jambalaya (espécie de paella), o grits (polenta de milho branco, que pode acompanhar carnes ou frutos do mar), o gumbo (ensopado com feijão e carnes) e o po'boy (sanduíche de carne ou fruto do mar).

É uma cidade que convida o visitante a descobri-la a pé. Pode-se visitar a casa em que viveu o escritor William Faulkner, onde hoje há uma ótima livraria, ou o dramaturgo Tennessee Williams.

O Garden District, fora do centro antigo, é uma mostra de mansões ao estilo sulista, com jardins e varandas. Lá ficam casas de celebridades como Sandra Bullock e a escritora Anne Rice ("Entrevista com o Vampiro").

São ruas arborizadas, com todo tipo de arquitetura, e uma brisa permanente vindo do rio Mississippi.

MACUMBA TURÍSTICA

No bairro do Tremé, onde acontecem os festivais de música, pode-se ver onde ficava a antiga Congo Square, local em que os escravos se reuniam para tocar e dançar.

Aliás, as dicas oficiais não falarão em escravidão —estranho numa cidade que foi importante ponto do tráfico negreiro. Um ou outro guia dirá que determinada edificação foi construída com a "colaboração" dos negros.

Vale ir entrando nas lojinhas de vodu, observar semelhanças da herança africana no continente e encontrar imagens de velhos conhecidos do brasileiro, como Iemanjá, Oxum, Oxalá.

Em muitas lojas há um ar de macumba para turista, é verdade, mas é interessante. Alguém sempre vai contar as histórias de Marie Laveau, poderosa feiticeira da cidade, morta no século 19 —e, se der sorte, dizem as más línguas, cruzar com o fantasma dela numa encruzilhada escura.

O jornalista viajou a convite de Delta, GOL e New Orleans Convention & Visitors Bureau


AGENDA

Eventos sediados  na cidade em 2018

French Quarter Festival
Evento celebra os ritmos da cidade no Bairro Francês com música e comida
QUANDO de 12 a 15 de abril

New Orleans Jazz & Heritage Festival
Um dos mais tradicionais festivais de música da cidade
QUANDO de 27 de abril a 5 de maio

Festival do Lagostim
É uma oportunidade para passar o dia provando diferentes preparos do crustáceo
QUANDO 12 de maio

Festival da Ostra
Evento junta música e comida, com vários preparos de ostra
QUANDO 2 e 3 de junho

New Orleans Burlesque Festival
Performances burlescas tomam conta da House of Blues e do cassino Harrah's durante o evento
QUANDO de 20 a 23 de setembro

Voodoo Experience
É um dos grandes festivais de música do país, com artistas de todos os ritmos, sempre às vésperas do Halloween
QUANDO de 26 a 28 de outubro

Mostra Duque de Orleans
O New Orleans Museum exibe a coleção de arte de Filipe 2º (1674-1723), o duque de Orleans, que dá nome à cidade
QUANDO de 26 de outubro de 2018 a 27 de janeiro de 2019

Fêtes des Fromages
Um festival de queijos, em comemoração aos 300 anos da cidade, ocorrerá no Old U.S. Mint, no Bairro Francês
QUANDO 17 de novembro

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.