Alagoas terá trem turístico em homenagem a Graciliano

Inauguração de rota, que começa na cidade onde nasceu o escritor, está prevista para dezembro

A estação é uma pequena casa com plataforma ao ar livre. Um grupo de garotos anda por cima dos trilhos, que ainda não são utilizados
Estação ferroviária de Quebrangulo (AL), que será ponto final do Trem do Graciliano - Divulgação
São Paulo

Alagoas deve receber o primeiro trem turístico regular do Nordeste com a inauguração de uma rota dedicada ao escritor Graciliano Ramos (1892-1953), autor do romance "Vidas Secas" (1937).

O trajeto ligará a cidade de Quebrangulo, onde ele nasceu, a Palmeiras dos Índios, onde viveu por pelo menos dez anos e foi eleito prefeito, em 1927. Ambas ficam a uma hora e meia de Maceió.

Segundo o idealizador do projeto, o gestor público David Maia, a ideia é aproveitar atrações culturais já existentes em torno da vida do escritor, como os museus dedicados à vida dele nas duas cidades. Além disso, os turistas também poderão conhecer a aldeia dos Xucuru-Kariri e confecções de rapadura, por exemplo.

O prédio térreo está pintado de branco e a entrada se dá por uma porta no fundo de um corredor, entre a casa e uma mureta. Ela está pintada de branco, e há quatro janelas na parede da frente, viradas diretamente para a rua
Fachada do museu Casa de Graciliano Ramos, em Palmeira dos Índios (AL) - Alécio Cezar/Wikimedia Commons

Serão 28 quilômetros de ferrovia, que devem ser inaugurados em dezembro deste ano. Duas locomotivas com capacidade para 80 pessoas cada foram encomendadas, uma a vapor e outra a diesel.

​Ainda não há previsão de valores para o passeio.

O projeto existe desde 2003, mas foi interrompido depois de uma enchente no local, em 2010. O custo é de R$ 7 milhões, bancado pelas prefeituras de Quebrangulo e Palmeira dos Índios, pelo Ministério da Cultura e pelo Banco do Nordeste. 

Na região, existe outro trem turístico temporário, dedicado ao forró, que funciona entre Recife e Cabo de Santo Agostinho (PE) apenas no mês de junho.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.