Descrição de chapéu Álbum de viagem

Fotógrafa brasileira registra vida selvagem de Botsuana; veja galeria

Janaina Matarazzo morou por dez anos no país, onde integrou projeto de conservação ambiental

São Paulo

A fotógrafa paulistana Janaina Matarazzo, 41, morou em Botsuana, país do sul da África, durante dez anos.

Formada em desenho industrial, ela chegou a trabalhar com fotografia de moda, mas diz que se cansou da vida na cidade e de não tomar atitudes mais efetivas para preservar a natureza.

Viajou então, em 2008, pela primeira vez a Botsuana para participar como voluntária do projeto de proteção de animais Water for Life, que tinha como base o parque nacional Meno-A-Kwena, no norte do país.

Janaina diz ter se encantado pelo lugar logo no primeiro dia. Morou em uma barraca no camping do safári durante seis anos, onde atendia grupos de turistas e vendia artesanato visando juntar fundos para os projetos de pesquisa da ONG. Isso sem deixar de praticar fotografia.

Era comum ouvir barulhos de animais que passavam pelas redondezas, de aves a elefantes, conta.

Em seguida, mudou-se para Maun, cidade próxima ao camping, para abrir sua própria agência de viagens, a Travel for Conservation, voltada para o turismo ecológico. Segundo a fotógrafa, conhecer a vida selvagem é o primeiro passo para conservá-la.

De Maun, a fotógrafa aproveitava para conhecer outras reservas ecológicas do país. A mais popular entre os turistas, diz, era a da região do delta do rio Okavango, tido como maior delta interno do mundo –ou seja, que não deságua no mar mas em uma planície.

As viagens dentro de Botsuana exigem planejamento. É preciso levar alimento, lenha, gasolina, por exemplo, pois não há comércio dentro dos parques, conta.

Das aventuras mais marcantes, Janaina se lembra de encontrar dezenas de baratas dentro de uma barraca alugada e quase ser pisoteada por um elefante enquanto dormia em uma tenda. “São situações divertidas que me ensinaram a apreciar a vida”, afirma.

Desde dezembro de 2017, a fotógrafa planeja uma mudança, com o marido, para  Dubai, nos Emirados Árabes. "É uma troca drástica de cenário, mas quero aproveitar para aprimorar o meu trabalho por lá".

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.