Descrição de chapéu Álbum de viagem

Fotógrafo explora a cultura e a diversidade do Maranhão 

 Evandro Martin, que prepara livro sobre o tema, sugere viagens alternativas pelo estado

A foto mostra, em primeiro plano, um pescador em meio ao mar, segurando uma rede de pesca. O mar segue até o fundo da imagem, na ilha do horizonte, onde chega a São Luís, identificada pela orla repleta de prédios
Pescador na ilha do Cajual, no Maranhão, que fica a pouco mais de uma hora da capital São Luís (ao fundo) - Evandro Martin
São Paulo

O  paulista Evandro Martin, 30, prepara um fotolivro sobre o Maranhão desde 2011, quando fez a sua  primeira visita ao estado.

O fotógrafo não tem  relação direta com o lugar. Afirma que se se encantou com a biodiversidade e as manifestações culturais únicas do estado, aspectos que considera pouco divulgados no país.

“Há muito potencial turístico na região, mas a infraestrutura ainda começa a engatinhar fora da capital e da região dos Lençóis Maranhenses, por exemplo”, diz.

Em 2013, Martin  trocou o Sudeste pelo Nordeste: permaneceu  dois anos no Maranhão para explorar cidades no litoral e no interior.

O lançamento do livro, intitulado "Maranhão Profundo", está previsto para 2019.

História

Uma das cidades retratadas é Alcântara, que fica  pouco mais de uma hora de barco a capital,  São Luís, podendo chegar a duas dependendo da maré. Além das praias,  tem  uma base espacial das FAB (Forças Aéreas Brasileiras) e um centro histórico do período colonial. 

Há, por exemplo, as ruínas da igreja matriz de São Matias, conservadas, próximas ao pelourinho.

Nas redondeza fica a ilha do Cajual, que é habitada por comunidades quilombolas e tem um importante sítio arqueológico.

Vale  também conhecer os mangues do entorno.

Outro lado

Um dos pontos mais visitados do estado é  o parque dos Lençóis Maranhenses. Martin  conta como visitá-lo sem sem disputar o lugar com tantos turistas.

Em vez de parar  no município de  Barreirinhas, base das visitas, o viajante pode  viajar até Santo Amaro, a duas horas de São Luís.

Sem hotéis ou estrutura sofisticada, a pequena cidade, do outro lado do parque, oferece uma experiência mais sossegada das dunas.

Natureza intocada

Por fim, outro passeio sugerido para turistas aventureiros são as reentrâncias maranhenses, um circuito percorrido a barco pelo litoral do estado até a divisa com o Pará.

Toda a costa é irregular, criando  pequenas ilhas e canais ocupados por pescadores e  vilas.

O trajeto feito pelo fotógrafo foi feito em nove dias, sempre em viagens noturnas, para aproveitar a maré cheia.

Ele destaca o contato com as comunidades e a natureza exuberante da região, uma mistura de mangue e vegetação amazônica, com árvores de até  30 metros de altura.

Na opinião do fotógrafo, uma das melhores paisagens do estado é a da ilha dos Lençóis, em Cururupu, que tem dunas parecidas com as do parque dos Lençóis maranhenses.

Uma curiosidade do lugar é que os seus moradores são obrigados a se mudar de tempos em tempos, conforme a movimentação das dunas.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.