Guia esmiúça a Madri dos filmes de Pedro Almodóvar para o turista

Livro propõe passeio por bairros e conta curiosidades sobre clássicos do cineasta

Diogo Bercito
Madri

 Quase 12 milhões de pessoas visitaram a região de Madri no ano passado, um recorde para a cidade.

Essa estatística não leva em conta, no entanto, todos os turistas que estiveram ali a distância, pela tela do cinema --as multidões que conhecem a capital espanhola por meio dos longas do diretor espanhol Pedro Almodóvar e sonharam em protagonizar ali os filmes de suas próprias vidas.

A cidade é personagem recorrente da obra de Almodóvar. Ela é central em obras como “A Lei do Desejo” (1987) e “A Flor do Meu Segredo” (1995), nas quais é retratada em cores vivas e sob a atuação de mulheres inesquecíveis.

A relação entre a cidade e o diretor é tema do recém-lançado guia turístico “El Madrid de Almodóvar”, assinado pelo professor de comunicação Sacha Azcona.

O livro, publicado de maneira independente, está disponível em papel e também em formatos virtuais --custa em torno de R$ 20 (na loja da Amazon).

Azcona lista, no guia, os endereços das rodagens dos clássicos de Almodóvar, indicando as cenas e as falas registradas em cada canto da capital.

As informações são breves e o livro não inclui imagens, o que empobrece o resultado, mas o volume serve de referência para quem quiser desviar dos museus e dedicar seu tempo em Madri para ver essas locações.

“Quando percebi que não havia um guia específico com os cenários dos filmes de Almodóvar, decidi unir as duas coisas em um só livro”, Azcona conta à Folha.

Como outros moradores de Madri, Azcona já tinha uma ideia de que lugares haviam sido impressos naqueles filmes --apesar de circular entre os madrilenhos uma série de informações falsas, com indicações de cenários que na verdade não foram filmados por Almodóvar.

Outros cenários são conhecidos de maneira geral, nas linhas de “foi em uma dessas ruas que ele gravou tal filme”. Mas Azcona traz os detalhes --com nome da rua e número.

A referência recorrente da relação entre Madri e Almodóvar são os portões do Quartel de Conde-Duque, centro cultural onde ele filmou uma de suas cenas mais citadas: quando o personagem de Carmen Maura passa pela rua, no calor, e pede que alguém lhe molhe com uma mangueira. “Regue-me!”, ela grita, encharcada e feliz. Depois, confessa que sempre quis ter feito aquilo.

“Muitas pessoas pediam, ao me visitar, que eu lhes mostrasse os cenários de Almodóvar e lhes contasse a história das gravações”, diz Azcona.

Nascido em Madrid, ele morou toda a sua vida --hoje tem 43 anos-- na região central, em bairros como Chueca e Chamberí, justamente nos quais o diretor espanhol circula e onde filma seus clássicos.

“Por isso foi tão fácil. Eram lugares que eu já conhecia”, diz. Seu preferido é o balcão de “Mulheres à Beira de Um Ataque de Nervos” (1988), com uma vista de toda a cidade.

A locação como tal não existe --era um cenário produzido--, mas Azcona sugere um hotel no centro com um panorama bastante parecido (The Principal, rua Marqués de Valdeiglesias, 1). “Essa vista é um símbolo de sua obra.”

O livro de Azcona é organizado de duas maneiras. Há roteiros por bairros, com informações históricas e curiosidades sobre as filmagens, e um índice a partir de cada filme, para quem quiser fazer uma leitura mais específica.

Uma busca pelo filme “Tacones Lejanos” (1991), por exemplo, empurra o leitor a seis entradas do livro: ele descobre o endereço da casa de infância do personagem de Marisa Paredes e um bar retratado no longa, entre outras locações.

Mas, apesar de toda a homenagem, o guia não é produto do trabalho de um fã. Azcona confessa não ser um dos tantos fanáticos pelo diretor espanhol, apesar de apreciar sua obra. “Sou fã de Madri”, diz.

Por isso o livro não se concentra só no cinema, mas intercala as descrições dos filmes com sugestões de restaurantes e bares para o viajante que precise de uma pausa nas referências almodovarianas.


 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.