Hotéis ampliam área exclusiva para hóspede

Movimento é uma reação à política de portas abertas das redes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mesa de centro com vaso de flores vermelhas. Atrás dele, um sofá vermelho com almofadas vermelhas e douradas. Ao fundo, prateleiras
Biblioteca para uso exclusivo de hóspedes no Faena Hotel Miami Beach, nos Estados Unidos - Todd Eberle/'The New York Times'
Elaine Glusac
Nova York | The New York Times

Em um setor desafiado pelo Airbnb e outros concorrentes que oferecem hospedagem residencial, os hotéis gostam de atrair moradores locais e seus laptops e a turma do happy hour às suas áreas comuns.

Mas a popularidade desse tipo de uso acarreta o risco de frustrar os hóspedes, que podem se ver forçados a voltar aos seus quartos. Isso resultou em uma expansão das áreas comuns reservadas apenas aos clientes, como salas de reunião, bibliotecas, salas silenciosas e bares.

Para os operadores dos estabelecimentos, esses espaços privados se assemelham aos benefícios oferecidos no concierge-floor, área de acesso pago onde hóspedes encontram serviços e comida.

“É uma ideia parecida com a de um lounge ao qual os membros de programas de fidelidade têm acesso, mas no caso o espaço está aberto a todos os hóspedes”, disse Henry Harteveldt, analista de viagens e presidente do Atmosphere Research Group. 

“Os viajantes de negócios, especialmente, apreciam esse tipo de serviço, que pode oferecer uma área silenciosa de reunião, longe dos espaços públicos do hotel”, acrescentou Harteveldt.

Sala de paredes brancas com tapete verde, mesa de centro e duas poltronas marrons ao fundo.
Biblioteca privativa do Kimpton Hotel Palomar Philadelphia, no estado americano Pensilvânia - Chris Fascenelli/'The New York Times'

Algumas dessas áreas funcionam também como clubes privativos, oferecendo aos hóspedes pagantes acesso a confortos reservados aos associados, como restaurantes e salas de reuniões privativas.

“Acreditamos muito em criar um senso de exclusividade”, disse Michael Achenbaum, sócio-diretor do novo hotel Curtain, em Londres, que também funciona como clube privado.

As áreas para trabalho, disponíveis para hóspedes e sócios, incluem mesas de trabalho e uma sala de reunião. 

Outros hotéis estão criando espaços menos definidos, para oferecer conforto com menos barulho. O Kimpton Hotel Monaco Portland, no Oregon (EUA), tem uma sala silenciosa disponível para hóspedes, que podem solicitar a chave gratuitamente para pausas de 30 minutos.

O acesso ao local, equipado com poltrona e luminária, é gratuito, e provê um “momento de privacidade”, de acordo com o gerente geral do hotel, Ryan Kunzer. Os clientes podem orar, meditar, amamentar ou ler.

LEITURA

As bibliotecas montadas por hotéis são um espaço intermediário entre as salas de reunião e salas de meditação.

O Betsy South Beach, em Miami Beach, criou uma biblioteca em dezembro de 2016, quando passou por uma expansão. O Kimpton Hotel Palomar Philadelphia tem uma biblioteca no 25º piso, em um edifício de 1929. 

A sala oferece estantes do piso ao teto, poltronas de couro e binóculos. A biblioteca exclusiva para hóspedes do Faena Hotel Miami  Beach oferece serviços de coquetel.

“Vejo as bibliotecas como um modo de os hotéis competirem com os serviços de hospedagem residencial”, disse Harteveldt, do Atmosphere Research Group.

ACESSO LIMITADO

Pressionados pela superlotação, alguns estabelecimentos se veem forçados a limitar o acesso a áreas antes abertas ao público em geral.

Quando o Silo Hotel, na Cidade do Cabo, na África do Sul, foi inaugurado, em março de 2017, muita gente começou a frequentar seu terraço superior, que conta com uma piscina e bar, por causa da vista para o mar. 

Pouco tempos depois, a gerência restringiu o acesso a metade da área, para garantir que os hóspedes do estabelecimento de 28 quartos tivessem espaço reservado.

Popular entre visitantes que o procuram para o chá da tarde, o hotel Sherbourne Dublin, na capital irlandesa, planeja inaugurar um bar exclusivo para hóspedes em algumas semanas.

O novo Duniway, em Portland, Oregon, planeja restringir o acesso ao terraço no topo do hotel apenas a clientes, a partir de maio. O hotel oferecerá aulas de ioga aos sábados, e os hóspedes poderão pedir drinques e comida via mensagem de texto.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.