Fotógrafo Cristiano Xavier reúne em livro resultado de expedições a 10 países

Volume é o primeiro da carreira de 20 anos do mineiro especializado em fotografia de paisagens

Detalhe de cume de montanha, parcialmente coberto por neve e por uma nuvem fina, que passa à sua frente. A nuvem e o cume estão refletidos por uma luz alaranjada do sol
Cume do Maciço do Paine, na Patagônia chilena - Divulgação
São Paulo

O fotógrafo mineiro Cristiano Xavier, 43, visitou dez países desde 2013. O material reunido por ele nessas expedições por mais de 30 destinos deu origem ao primeiro fotolivro de sua carreira de 20 anos: "Magna" (Editora Vento Leste, 156 pp., R$ 260).

A escolha das 73 fotos do volume levou dois anos. "A ideia é que o grande formato (30 cm x 37 cm) ajude o leitor a se sentir nas viagens", diz Xavier, que iniciou o projeto quando abriu a agência de viagens OneLapse, em 2013.

Segundo ele, um dos filtros usados durante a pesquisa foi procurar por fotos sem a presença de humanos, com o intuito de ressaltar apenas as paisagens naturais.

Os Lençóis Maranhenses, um de seus destinos preferidos no Brasil, as praias congeladas da Islândia e as montanhas da Patagônia estão entre os locais registrados pelo fotógrafo.

Para Xavier, uma boa foto de viagem requer, além de planejamento, um pouco de sorte. "A natureza é imprevisível, o que deixa os bons resultados mais especiais", afirma.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.