'Disfarçado' com túnica, fotógrafo registra cotidiano do Afeganistão

Ricardo Thomé, que passou dez dias no país em 2013, lança fotolivro com os registros da viagem

São Paulo

O fotógrafo Ricardo Thomé, 54, realizou um sonho de infância ao viajar para o Afeganistão, em 2013.

O fascínio de Thomé pela região, arrasada pela instabilidade política, começou aos dez anos, quando ele assistiu a um filme que se passava em Cabul, capital do país.

Os registros da viagem estão agora reunidos no seu primeiro fotolivro, “Afegão” (Ed. Olhavê, R$ 75, 80 págs.).

Ele passou dez dias entre Cabul e Herat, no oeste do país, acompanhado de um guia e um motorista locais.

Para conseguir fotografar sem chamar a atenção das pessoas, Thomé usava túnicas típicas de afegãos, emprestadas do guia.

Os dias começavam logo cedo, quando ele saía para caminhar e ver o cotidiano dos moradores. Os mercados concentravam o maior número de pessoas; alguns deles reuniam apenas comerciantes de animais como carneiros e frangos, abatidos ali mesmo.

Apesar do clima constante de tensão, Thomé conta que não passou por situações de perigo. O momento de maior risco aconteceu quando tentou fotografar uma açougueira.

A mulher chegou a confrontar Thomé e o guia com um facão. No fim, eles se esquivaram, após o guia dizer que estavam fotografando apenas a fachada do estabelecimento.

O monumento de maior destaque que ele conseguiu registrar foram as ruínas do palácio Darul Aman, em Cabul, morada da família real afegã na década de 1920.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.