Descrição de chapéu Álbum de viagem

Natureza do Piauí é tema de fotolivro e exposição

Volume de estreia do piauiense Valdeci Ribeiro mostra paisagens do estado como incentivo ao turismo

Abertura no teto na gruta do Riacho dos Bois, no Parque Nacional da Serra das Confusões, no Piauí
Abertura no teto na gruta do Riacho dos Bois, no Parque Nacional da Serra das Confusões, no Piauí - Valdeci Ribeiro
 
São Paulo

O Parque Nacional da Serra das Confusões, no sudoeste do Piauí, guarda uma das maiores reservas de caatinga no país. No outro lado do estado, o rio Parnaíba forma o único delta em mar aberto do Brasil.

Essas são algumas das paisagens presentes em "Piauí - Sertão Rio Mar" (160 págs., R$ 150), primeiro fotolivro do fotógrafo Valdeci Ribeiro, 58.

A obra reúne 135 imagens, resultado de cinco anos de incursões de Valdeci no estado.

Há capítulos dedicados, por exemplo, aos parques da Serra da Capivara e de Sete Cidades e ao cânion do rio Poti.

A ideia do livro, diz o fotógrafo, é incentivar o turismo no Piauí que, no geral, ainda tem infraestrutura precária. "O ideal seria desenvolver visitas conscientes, que respeitem a natureza", diz.

Ele ressalta, por exemplo, a boa estrutura turística do Parque Nacional da Serra da Capivara, que guarda uma das maiores reservas de pinturas rupestres do país. Em 1991, foi declarado patrimônio cultural pela Unesco.

Porém, a impressão é de que o parque não chega aos turistas em potencial. Um exemplo que Valdeci cita é o aeroporto de São Raimundo Nonato, na entrada do parque, que ainda não começou a operar voos comerciais de outros estados.

A dica dele é esticar o passeio ao parque com uma visita à serra das Confusões, que ganhou o selo de área de proteção em 1998. Assim, a paisagem não sofreu grandes interferências humanas.

A lenda é que a serra ganhou esse nome pelos comerciantes que passavam na região e se perdiam em meio às pedras, que mudam de cor conforme a incidência da luz solar. Lá, ele recomenda visitar pelo menos a gruta do Riacho do Boi. É possível percorrer pelo menos um quilômetro dentro da fenda, que tem aberturas no teto causadas pela erosão.

Valdeci começou a estudar a fotografia há nove anos, e também trabalha como médico em Teresina. O livro é publicado pelo Sesi-SP, tem apoio das secretarias de Turismo e de Cultura do Piauí e deve ganhar uma segunda parte em breve.

As fotos do livro estão expostas até 5 de julho na galeria Rabieh (alameda Gabriel Monteiro da Silva, 147, em São Paulo). A entrada é gratuita.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.