Descrição de chapéu Álbum de viagem

Nigeriano mostra construção do país a partir de penteados

Obra do fotógrafo J. D. 'Okhai Ojeikere é um dos destaques de mostra em São Paulo

São Paulo

O nigeriano J. D. 'Okhai Ojeikere (1930-2014) fotografou mais de mil penteados em seus 40 anos de carreira. Mais do que cabelos essas imagens retratam a construção da identidade de um país. 

A partir de 1960, os penteados femininos na Nigéria passaram a simbolizar as aspirações de uma nação nova, que acabava de se tornar independente do Reino Unido

"A chamada técnica olowu substituiu perucas e cabelos alisados dos tempos coloniais, ajudando a promover uma nova autoestima", diz o crítico de arte alemão Alfons Hug. 

Ele é curador da exposição "Ex Africa", com oito obras de Ojeikere, em cartaz até 16 de julho no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo.

Ojeikere começou a fotografar penteados em 1968, quando era publicitário em Lagos. "O trabalho dele ultrapassou o nível documentarista e ganhou o status de arte graças à composição e à técnica de iluminação", afirma Hug.

O CCBB fica na rua Álvares Penteado, 112, no centro da capital paulista. A entrada é gratuita. Em 7 de agosto, a mostra será inaugurada em Brasília, onde ficará até o dia 21 de outubro.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.