Romaria leva 2,5 milhões de pessoas a Trindade (GO)

A festa é considerada um dos maiores eventos religiosos do país e vai de 22 de junho a 1º de julho

Romeiros indo em direção ao centro de Trindade (GO) durante a celebração da romaria do Divino Pai Eterno
Romeiros indo em direção ao centro de Trindade (GO) durante a celebração da romaria do Divino Pai Eterno - Danilo Eduardo/Rodolfo Carvalhaes/Divulgação
São Paulo

A partir desta sexta (22) até 1º de julho, Trindade (GO) deve receber 2,5 milhões de visitantes para a Romaria do Divino Pai Eterno, uma das maiores do Brasil.

O evento teve início na década de 1840, quando um casal encontrou na beira de um riacho um medalhão de barro com a imagem da Santíssima Trindade coroando Maria.

A peça foi replicada em estátua e virou objeto de devoção dos católicos. No final do século 19, o trajeto foi oficializado por missionários redentoristas e disseminado na região.

Os romeiros fazem um percurso de 18 quilômetros, que vai de Goiânia até o Santuário Basílica, no centro de Trindade, pela rodovia GO-060. 

Para o padre Robson de Oliveira, presidente da Afipe (Associação Filhos do Pai Eterno), que ajuda na organização da festa, a estimativa é que 300 mil pessoas façam esse trajeto nos dias de evento.

Durante a festa estão previstas 121 missas, algumas delas devem atrair mais de 200 mil pessoas. No último dia, acontece a missa solene da festa às 8h e à noite, a procissão luminosa da praça da igreja Matriz, a mais antiga da cidade, até o Santuário Basílica.

A prefeitura da cidade também organiza uma programação paralela com shows sertanejos.

Trindade recebe cerca de quatro milhões de visitantes por ano. Segundo Oliveira, a cidade se prepara para receber ainda mais turistas, incluindo um novo santuário com capacidade para 35 mil pessoas, que ainda não tem previsão para ser inaugurado.

Mais informações no site paieterno.com.br.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.