Descrição de chapéu Álbum de viagem

Fotógrafo mergulha no mar para mostrar outro lado de cartões-postais do Rio

O carioca Odir Almeida, 52, cria imagens em que morros parecem ser inundados pelas ondas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O fotógrafo carioca Odir Almeida, 52, gosta de mostrar o Rio de Janeiro a partir do seu ambiente preferido: o mar. Praticante de remo há 20 anos, ele afirma que as ondas merecem maior protagonismo nas imagens da cidade.

“Estou cansado de ver o oceano como pano de fundo”, diz ele, que costuma flutuar na zona de formação de ondas com colete salva-vidas para fazer suas fotos, sempre com água em primeiro plano.

Cartões-postais da natureza do Rio, como os morros Dois Irmãos e o Pão de Açúcar, aparecem quase inundados pelas ondas. Segundo ele, é uma maneira de ressaltar a beleza das paisagens e também a do mar.

"O oceano é um dos elementos mais bonitos da natureza. Encanta por ser imprevisível e pela diversidade que abriga", afirma.

Almeida começou a fazer essas séries de fotos dentro do mar em 2015. A sua rotina de trabalho começa cedo, às 4h, para aproveitar a luz do amanhecer e a calmaria da praia.

O fotógrafo tem duas exposições no Rio atualmente. “Celacanto” está em cartaz no centro cultural Oi Futuro (rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo) até o dia 5 de agosto.

A mostra tem 21 fotos, além de outras 150 reunidas em um vídeo, exibido dentro de uma sala fechada com uma trilha que reproduz os sons do mar.

A outra, “O Tambor de Vidro Líquido”, está na galeria Artur Fidalgo (rua Siqueira Campos, 143, Copacabana). Nela, estão reunidas 27 fotos registradas nas praias do Arpoador e de Ipanema.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.