Tráfego aéreo bate recorde de voos, diz site rastreador

Sexta 29 de junho foi o dia mais movimentado da aviação civil mundial ao menos desde 2006

Ansa

A sexta-feira, 29 de junho, foi o dia mais movimentado da aviação, segundo registros do site FlightRadar24, que rastreia o transporte aéreo do mundo todo.

Foram feitos pelo menos 202.157 voos naquele dia.

De acordo com a plataforma, que existe desde 2006, esta foi a primeira vez em que o número de voos ultrapassou os 200 mil em um só dia. O recorde anterior foi registrado no fim de agosto de 2017.

O dia que registrou o menor tráfego aéreo do último ano foi 25 de dezembro, com 101.511 voos.

Segundo a Iata (Associação Internacional de Transportes Aéreos), um avião tem, em média, 148 assentos. Desse modo, no dia 29 de junho, cerca de 30 milhões de pessoas voaram. A organização reúne mais de 80% das companhias aéreas e não registrou nenhum acidente naquele dia.

Em boletim apresentado no início de junho, a Iata estima cerca de 4,36 bilhões de passageiros para este ano. Esse número equivale a um aumento de 75% na comparação com dez anos atrás, quando o número de embarcados bateu 2,49 bilhões.

De acordo com dados da associação, serão cerca de 39 milhões de voos durante este ano, uma média de 107 mil voos por dia. Assim, os 202 mil do dia 29 representam quase o dobro da média anual.

Este período é o de pico de transporte aéreo no hemisfério Norte, devido às férias de verão.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.