Descrição de chapéu Álbum de viagem

Drone mostra outros ângulos de cartões-postais de Curitiba

Projeto de fotógrafo paranaense é finalista de prêmio internacional

São Paulo

Depois de fotografar o cotidiano de Curitiba por duas décadas sem sair do chão, o fotógrafo Guilherme Pupo, 46, resolveu procurar outros ângulos da cidade.

No ano passado, ele criou o projeto Curitiba Aérea, no qual reúne imagens da capital paranaense feitas com um drone em um perfil do Instagram. As fotos já apareceram em exposição e calendários, e ele espera, no próximo ano, lançar um livro com o trabalho.

“Foi um jeito de redescobrir a cidade e seus pontos turísticos”, diz ele, que é curitibano.

Antes de comprar um drone, Pupo já praticava fotografia aérea durante sobrevoos de helicóptero e do alto de edifícios. No começo de 2017, decidiu investir num drone para facilitar o trabalho.

O fotógrafo conta que prefere usar o aparelho apenas nos dias de sol, quando as sombras estão mais bem definidas. “São detalhes que dificilmente percebemos do chão”, afirma.

A bateria do drone dura cerca de 25 minutos e, por isso, as sessões costumam ser rápidas. Apesar de estudar a região que vai fotografar antes de ativar o aparelho, os seus registros preferidos foram feitos sem planejamento.

Em uma das imagens, Pupo estava no calçadão da rua 15 de Novembro, no centro da cidade, quando fotografou os passantes com a sombra bem delimitada. “Fiz a foto por volta das 10h ou 11h, por isso esse efeito. As sombras parecem fazer parte do desenho do ladrilho”, diz.

O registro deu a ele o prêmio do júri no concurso de fotografia de rua da revista holandesa LensCulture, além de ter sido finalista no prêmio Drone Awards, ambos neste ano.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.