Festival de Luzes dá vida a monumento e prédio de São Paulo

Evento gratuito de projeção mapeada acontece em três finais de semana seguidos

Simulação do monumento às Bandeiras iluminado, à noite, por projeção cor de rosa e laranja
Simulação da projeção no monumento às Bandeiras, feita pelo estúdio Visualfarm - Divulgação
São Paulo

Nos próximos finais de semana, São Paulo sediará a primeira edição do Festival de Luzes, evento especializado na apresentação de projeções mapeadas.

A técnica usa softwares e projetores especiais que reconhecem superfícies tridimensionais e criam a ilusão de movimento. Para o curador do festival, o artista Alexis Anastasiou, a ideia é transformar o modo como as pessoas enxergam a cidade.

A primeira projeção acontecerá, de 17 a 19 de agosto, no Monumento às Bandeiras, de Victor Brecheret (1894-1955), que fica na praça Armando de Sales Oliveira, perto do parque Ibirapuera.

As luzes vão dar vida à escultura, com a representação de índios e negros. A montagem é assinada pelo Visualfarm, estúdio especializado na técnica, em parceria com o Ministério da Cultura.

Retrato de mulher projetado em árvores que estão à beira de um rio
Projeção da série "Symbiosis", da artista Roberta Carvalho, que participa do Festival de Luzes de São Paulo - Divulgação

Nos dias 24, 25 e 26, as projeções serão realizadas na praça Victor Civita (rua Sumidouro, 580), com os trabalhos de VJ Suave, Leandro Vigas e Roberta Carvalho, que tratam da relação entre tecnologia e natureza.

O encerramento do festival será nos dias 1º e 2 de setembro com apresentação de imagens que remetem ao cotidiano da avenida Paulista feitas por João Pirolla e Elka Andrello, no shopping Center 3 (avenida Paulista, 2.064, esquina com a rua Augusta). Todas as projeções acontecem das 19h às 24h.

Mais informações na página oficial do evento.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.