Navios de cruzeiro ganham área VIP livre de multidões

Operadoras criam classe de luxo com acesso a espaços exclusivos, piscinas privativas e mordomo

Eric Rosen
Nova York | Bloomberg

Em um esforço para atrair viajantes ricos, acostumados a navegar em navios de luxo, muitas operadoras de cruzeiro estão investindo para criar áreas exclusivas em suas embarcações.

Os espaços funcionam como uma espécie de navio dentro do navio, para propiciar uma experiência semiprivativa aos passageiros.

Essas áreas VIPs no momento respondem por proporção minúscula do total de cabines. Na MSC, a classe Yacht Club responde por apenas 3% do total de cabines oferecidas.

 Na Princess, as Club Class Suites e as Mini-Suites equivalem a 4% das cabines. Já na Celebrity, as acomodações Suite Class respondem por 7% dos quartos, na frota atual da companhia.

Mas o número de acomodações desse tipo vem aumentando, graças à demanda forte. E até marcas voltadas ao mercado de massa, como a Norwegian e a Carnival, começam a aderir à tendência, com a criação de áreas que podem atrair passageiros de companhias rivais cujos preços são mais altos.

Tradicionalmente, o meio de escapar às multidões em um cruzeiro era navegar usando empresas que operam navios pequenos e luxuosos, como a Silversea ou a Ponant. Nesse tipo de viagem, o total de passageiros é da ordem de 200, o que gera menos briga por espaço à beira da piscina. O lado negativo é que você teria acesso a apenas um restaurante por toda a viagem.

As classes exclusivas oferecem uma experiência mais íntima, com piscinas privativas e mordomos, mas, ao mesmo tempo, acesso preferencial aos restaurantes e ao entretenimento de todo o navio. 

Viajar nessas cabines de luxo pode custar duas ou três vezes mais que em uma cabine comum. Mas essas acomodações tendem a ser o produto mais popular. 

Segundo Gianni Onorato, presidente-executivo da MSC, as cabines Yacht Club são as primeiras a terem as reservas esgotadas.

Brian Abel, vice-presidente sênior de operações de hotelaria da Celebrity Cruises, concorda. “O fluxo de reservas corre de cima para baixo, ou seja, as cabines Suite Class são reservadas primeiro.”

Além do espaço exclusivo, os passageiros que reservam essas cabines desfrutam de outros benefícios, como acesso a lounges, embarque preferencial e concierges.

No Celebrity Edge, navio que fará sua primeira viagem em dezembro, a Suite Class terá uma área especial chamada Retreat (retiro), com um lounge que servirá drinques e petiscos por todo o dia. 

Mesmo em navios vistos tradicionalmente como opções econômicas para cruzeiro, os deques de classe especial podem ser uma maneira confortável de navegar. 

No Epic e no Escape, dois navios para 4.000 passageiros da companhia Norwegian Cruise Lines, a classe Haven inclui lounges e áreas privativas, além de mordomos e concierges exclusivos.

“Algumas pessoas gostam de viajar em linhas de navegação que já conhecem, e esse conceito permite que o façam de maneira nova”, diz Arnald Donald, presidente mundial da Associação Internacional de Linhas de Cruzeiro.

“Atraímos passageiros que já fizeram cruzeiros em outras ocasiões”, afirma Onorato, da MSC, “e que desejam passar por novas experiências a bordo”.

Com o sucesso, os navios devem ganhar mais acomodações de luxo. A MSC adicionará classes Yacht Club com acomodações maiores e áreas de piscina expandidas a 13 de seus novos navios, que serão entregues entre 2019 e 2026. E a reforma dos navios da Celebrity para inclusão da Suite Class estará concluída em 2023. 

Tradução de Paulo Migliacci

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