Nova York obriga Airbnb a abrir dados de inquilinos

Plataforma acusa lobby hoteleiro da cidade de estar na origem da lei, válida para todos os sites de reserva

Edifícios no centro de Manhattan, em Nova York
Edifícios no centro de Manhattan, em Nova York - Brendan McDermid/Reuters
Nova York | AFP

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, firmou na última segunda-feira (6) lei que obriga o Airbnb e outras plataformas de aluguel de residências por temporada a fornecer os dados dos locatários. A medida entrará em vigor em 180 dias.

A capital financeira dos Estados Unidos é a última de uma longa lista de cidades a colocar esses sites na mira, diante da reação global contra startups de economia colaborativa que concorrem com empresas tradicionais.

A resolução se aplica a todas as plataformas de hospedagem por temporada e exige que seus operadores entreguem uma lista das transações realizadas na cidade. 

Os defensores da nova legislação afirmam que ela acabará com os aluguéis ilegais em um curto prazo.

Já o Airbnb acusa o poderoso lobby hoteleiro da cidade de estar na origem da lei e argumenta que a maioria de seus usuários são cidadãos nova-iorquinos que tentam sobreviver alugando quartos em suas casas.

A medida aprovada prevê uma multa mensal de US$ 1.500 (R$ 5.565) contra as plataformas que omitirem dados e valores das transações. Nova York é o maior mercado de aluguel do Airbnb nos Estados Unidos.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.