Teto de igreja cai e impede visita a ruínas milenares em Roma

Prédio do século 16 fica em cima de prisão para qual São Pedro e São Paulo teriam sido levados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | Reuters

Parte do teto da igreja de São José dos Carpinteiros, em Roma, caiu na tarde desta quinta-feira (30). No momento da queda, a igreja estava fechada e nenhuma pessoa se feriu.

O prédio principal, construído no século 16, fica nos arredores do Foro Romano e abre apenas para casamentos e festas especiais.

No circuito turístico, a igreja é famosa por ficar em cima da prisão Mamertina, ruína subterrânea que data do século 7 a.C. e onde São Pedro e São Paulo teriam ficado. A entrada custa € 10 (R$ 46).

O bombeiro Luigi Liolli disse à agência Reuters que o entulho também danificou a capela do Crucifixo, que fica entre o andar principal e a prisão. As ruínas da prisão não foram atingidas. As causas e as perdas do incidente ainda serão investigadas. 

Todas as cerimônias agendadas na igreja estão suspensas, assim como a entrada de visitantes na prisão.

A igreja pertence à diocese de Roma, mas a manutenção é de responsabilidade do Ministério do Patrimônio Cultural. O governo italiano tem procurado investidores privados para cuidar dos bens históricos do país, já que houve uma redução na verba destinada a essa área.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.