Veja quatro dicas para enfrentar a onda de calor que assola a Europa

Doses exageradas de cafeína e álcool devem ser evitadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Europa enfrenta uma forte onda de calor. Lisboa registrou no início do mês sua temperatura mais alta em 37 anos, 44°C; a Alemanha, bem mais ao norte, já enfrentou neste verão temperaturas próximas a 40°C e até as renas norueguesas, que vivem num dos países mais setentrionais do mundo, têm procurado sombra nos túneis das estradas locais.

Por isso, vale a pena ficar atento a algumas orientações para “sobreviver” a este calor caso você esteja embarcando para o continente nas próximas semanas. Se não estiver, pode utilizá-las a partir de dezembro mesmo, no nosso verão.

Veja abaixo quatro dicas dadas pelo professor Samuel Penna Wanner, do departamento de fisiologia da UFMG.

1) Evite doses exageradas de cafeína e álcool. A primeira é termogênica e aumenta o calor corporal; o segundo, diurético, ajuda a desidratar o corpo.

2) Programe as caminhadas. Turistas costumam andar muito, e o melhor é fazer alguns intervalos para descansar durante a andança, de preferência na sombra ou em algum lugar que tenha ar-condicionado.

3) As recomendações “de sempre”, como beber muita água e evitar exposição exacerbada ao sol devem ser observadas por todos, mas principalmente por idosos que usam medicamentos diuréticos. Estudos mostram que o calor é mais perigoso para este grupo.

4) Fique atento à primeira urina do dia. Se sua coloração for mais escura que o normal, pode ser indício de uma desidratação.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.