Descrição de chapéu Destinos Folha Turismo, 50

Niagara, coitada: só Foz do Iguaçu está na lista das 7 maravilhas da natureza

Cataratas brasileiras recebem 5.000 visitantes por dia em parque cuidado

Quati em corrimão, com as Cataratas do Iguaçu ao fundo

Quati no parque nacional das Cataratas do Iguaçu, localizado no Paraná Gisele Pimenta/FramePhoto/Folhapress

Ana Estela de Sousa Pinto
São Paulo

Diz a lenda que, ao se deparar com as cataratas do Iguaçu, a ex-primeira-dama norte-americana Eleanor Roosevelt (1884-1962) teria dito “My poor Niagara!”, com pena das famosas cachoeiras que dividem o Canadá e os Estados Unidos, no estado de Nova York.

Não é certo que ela tenha visitado Foz do Iguaçu —registros da viagem ao Brasil em 1944 falam apenas do Nordeste—, mas não há dúvidas sobre por que a história se mantém viva até hoje: as cataratas brasileiras deixam qualquer um de boca aberta.

Na média, 1,5 milhão de litros d´água despencam a cada segundo, e o ronco na garganta do Diabo —a queda mais famosa, em forma de ferradura— é ensurdecedor.

De outubro a março, o volume sobe para 8,5 milhões de litros. O recorde foi de 46 milhões, em 2014 —tanta água que as atrações do parque precisaram ser fechadas por razão de segurança.

Patrimônio natural da Unesco desde 1986, Iguaçu é a única queda d’água a figurar entre as sete maravilhas naturais, e atrai cerca de 5.000 visitantes por dia num parque bem cuidado e de boa estrutura.

Das 9h às 17h, ônibus levam turistas aos pontos de visita, que incluem trilhas, rapel e o mais divertido, um passeio de barco por baixo de algumas cachoeiras, onde é possível sentir na pele a força da água.

Em todos eles, há muita planta e bicho a ser visto: os mais comuns são macacos, quatis, tucanos e gaviões, além de insetos e lagartos. O parque contabiliza 257 espécies de borboletas, 18 de peixes, 12 de anfíbios e 45 de mamíferos —incluindo onças pintadas.

Maior felino das Américas, com até 1,90 metro de comprimento e 80 centímetros de altura, a onça tem vida noturna. É raro que uma delas seja flagrada por funcionários, e não há registros de incidentes com turistas. Felizmente, também não se avistam no dia a dia as 41 espécies de cobras.

A poucos metros do portão de entrada, duas outras atrações podem completar o passeio: um sobrevoo de helicóptero e o Parque das Aves, que faz um trabalho de conservação de quase 2.000 pássaros de 150 espécies, dos quais é possível chegar bastante perto ao lado dos guias, em roteiros didáticos e bem montados.

Confira o que fazer nos 50 destinos eleitos pelo júri de Turismo:

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.