São Paulo

A Cidade do México, capital do país, é a mais antiga metrópole das Américas.

O que fazer: O centro histórico é a principal região turística. Lá estão as ruínas astecas de Tenochtitlan, o Templo Mayor, a Praça da Constituição e o Palácio do Governo.

Há também o museu Frida Kahlo, casa onde a artista nasceu e morreu e a Basílica de Santa Maria de Guadalupe, um dos maiores pontos de peregrinação das Américas.

Alguns programas para conhecer a cultura local são assistir a uma luta livre, ver os mariachis à noite na Plaza Garibaldi e passear pelos canais de Xochimilco

As Pirâmides de Teotihuacán, o sítio arqueológico mais visitado do México, e o Museu Nacional de Antropologia, ficam 40 quilômetros ao norte da capital. 

O que comer: Moles, um tipo de molho que lembra o curry indiano e cada localidade tem uma versão diferente, com uma mistura de temperos e pimenta.

Prove também os tacos al pastor, feitos com pernil de porco assado num espeto giratório; huitlacoche, um fungo que dá nas espigas de milho e aparece no cardápio em quesadillas e outros pratos.

Se gosta de pimenta, experimente a chipotle, que é forte, e a habanero, mais forte ainda —elas costumam ser mencionadas pelo nome nos pratos em que estão presentes.

Entre as bebidas, além da tequila, vale experimentar o mezcal, destilado feito de um tipo especial de cacto, o agave azul, e o pulque, uma bebida fermentada, feita da seiva do agave.

Compras legais: Sombrero (chapéu típico do México), tequila, artesanato, cerâmicas de barro negro, sarapes (vestimenta tradicional usada pelos homens no século passado como cobertor ou capa de chuva), rebozo (peça retangular usada como xale, lenço ou para segurar os filhos), redes de descanso, máscaras e peças em vidro soprado.

Há também lojas de roupas de grifes, de eletrônicos, joias e produtos em prata.

Confira o que fazer nos 50 destinos eleitos pelo júri de Turismo:

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.