São Paulo

Capital do Amazonas, Manaus é um destino histórico e a porta de entrada para conhecer a floresta.

O que comer: Provar a culinária amazônica é parte essencial da viagem à cidade. O Banzeiro é um restaurante mais arrumado que serve peixes locais, como o tambaqui. Entre as comidas de rua, o destaque é o tacacá, caldo quente com tucupi, goma de mandioca, camarão seco e jambu. Para o café da manhã, o prato tradicional é o x-caboquinho, lanche recheado com tucumã, banana frita, queijo coalho e manteiga.

O que fazer: O programa é fazer uma visita guiada ao Teatro Amazonas, que dura cerca de uma hora. Melhor ainda se conseguir pegar alguma apresentação no local. Outros prédios históricos são o Palácio da Justiça, que fica perto do teatro, e a Casa Eduardo Ribeiro. O Museu do Índio tem um bom acervo sobre etnias da região. Já o Musa (Museu da Amazônia), a céu aberto, tem uma torre de observação com 42 metros de altura. Fora do circuito cultural, aproveite o calçadão da Ponta Negra, a 13 quilômetros do centro da cidade, para admirar o rio Negro e aproveitar a feira de artesanato no local.

Compras legais: A Galeria Amazônica (R. Costa Azevedo, 272, Centro) é o lugar indicado para comprar arte indígena tradicional, feita nas aldeias, como vasos, redes e estátuas. As peças vêm identificadas com a tribo que as produziu.

Confira o que fazer nos 50 destinos eleitos pelo júri de Turismo:

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.