São Paulo

​Organizada e limpa, Tóquio nem parece abrigar 13 milhões de habitantes. Apesar de cheia, a cidade é silenciosa.

O que fazer: O acesso aos pontos turísticos é fácil e dá para conhecer tudo de metrô sem falar japonês. Vale subir no topo dos edifícios gêmeos da prefeitura, em Shinjuku, para ver de cima o mar de prédios. Outros passeios possíveis são o templo budista Senso-ji e o grande cruzamento próximo da estação central de Shibuya.

No fim do dia, dá para conhecer um dos 512 restaurantes citados no Guia Michelin —em alguns deles se come bem por R$ 36 ou menos

Quando ir: As estações são bem definidas, e o inverno pode ter temperaturas negativas, enquanto o verão é bem quente (chega a 30ºC ou mais) e úmido. Um dos melhores períodos para visitar a cidade é durante a florada das cerejeiras, que acontece entre o final de março e o início de abril.

Evite ir para lá durante a Golden Week, um grande feriado prolongado que deixa os lugares lotados. Em 2019, ele vai acontecer entre 29 de abril e 6 de maio. A temporada de tufões no Japão acontece entre setembro e outubro, o que pode trazer chuvas fortes --e atrapalhar os passeios.

Moeda: Em Tóquio, usa-se ienes (R$ 1 equivale a 27,8 ienes). Comprar ienes ainda no Brasil pode não compensar para o viajante. Uma opção é levar dólares e trocar ao chegar ao país.

Apesar de ser uma cidade muito moderna, em Tóquio a forma de pagamento mais usada ainda é o dinheiro vivo, então tenha sempre com você. Cartões são aceitos em lojas grandes e hotéis. E não tente agradar o garçom deixando uma gorjeta: isso é visto como ofensivo.

Sinta-se lá: O filme "Encontros e Desencontros" (2003) mostra o encontro de dois americanos, um ator e uma moça que acompanhava seu marido fotógrafo, vividos por Bill Murray e Scarlett Johansson, em Tóquio.

Confira o que fazer nos 50 destinos eleitos pelo júri de Turismo

 
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.