Bariloche aposta na gastronomia para estimular turismo fora da temporada

Cidade na base da Cordilheira dos Andes investe em ingredientes locais e ganha mais voos direto do Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Prato de cordeiro no restaurante Llao Lloa, em Bariloche, Argentina
Prato com carne de caça (lombo de veado), costeleta de cordeiro e cogumelos enriquecidos com molhos de mirtilo e de rosa-mosqueta do restaurante Llao Llao, em Bariloche - Divulgação
 
Bariloche

Uma gastronomia apoiada em ingredientes patagônicos —cordeiro, carnes de caça, truta, frutas vermelhas e cogumelos— vem ajudando a incrementar o turismo fora da alta temporada em Bariloche (Argentina).

É nos meses de frio mais intenso que 75% dos visitantes brasileiros chegam à região em busca da neve, do esqui, dos passeios por lagos e dos picos com vistas panorâmicas.

Neste ano, houve um crescimento de 8% de turistas do Brasil. Para explicar essa alta, o Emprotur, órgão de promoção turística local, cita a estreia de voos diretos diários à região, localizada no parque nacional Nahuel Huapi, junto à Cordilheira dos Andes.

É nesse cenário, de ambientes distintos, que se forma uma gastronomia igualmente diversa. Nas montanhas, obtém-se carnes de caça, cogumelos e frutas vermelhas. Nos rios e lagos, pesca-se variedades de trutas, peixe de carne delicada e suave. Nos campos planos, de vegetação árida, criam-se cordeiros.

São receitas que surgem amparadas por profissionais das ciências, como a veterinária Karina Cancino, empenhada em desenvolver um trabalho conjunto com chefs capaz de agregar valor ao produto final.

Para ser reconhecido como cordeiro patagônico, diz ela, o animal precisa alimentar-se de leite materno e das gramíneas do campo. O resultado é uma carne vermelha e brilhante, como demonstrou em uma aula gratuita na quinta edição do Bariloche a la Carta, que acabou nesta semana.

“Uma vez ao ano, o festival mostra uma das fortalezas de Bariloche que é a nossa gastronomia”, diz o diretor do evento, Lucio Bellora. Com apoio do governo, ele crê em ações como essa para atrair turistas ao longo de todo o ano. “Bariloche tem 150 mil habitantes e recebe, só na semana do festival, 40 mil pessoas.”

A feira reúne cerca de 80 expositores e 70 restaurantes, que preparam os produtos da região a preços especiais e organizam aulas e jantares com chefs convidados.

No Llao Llao, hotel tradicional da cidade construído numa colina no início do século 20, o chef Federico Domínguez Fontán recebeu o colega Pedro Lambertini, autor do livro “Al Natural” e apresentador de programas de TV.

Surgem em seus preparos, ingredientes como a merluza pescada em anzol, o cordeiro de aroma profundo e o morel, um cogumelo em inesperada forma de colmeia. “Sou defensor dos produtos locais. Cerveja, frutas vermelhas e chocolate também estão muito arraigados”, diz Fontán.

Em um passeio pela cidade, nota-se como é forte a cultura do chocolate e da cerveja, que faz uso de lúpulo de vales irrigados pelo degelo dos Andes.

Na Mamuschka, fábrica e loja de chocolates com quase 30 anos, as barras são feitas a partir do grão, iniciativa inovadora na Argentina. “O cacau vem da Venezuela, do Brasil e da Colômbia, e nós processamos aqui. Do mesmo grão fazemos os sorvetes”, diz a proprietária, Carolina Carzalo.

Também tem veia vanguardista a cervejaria artesanal Berlina, cuja produção é aberta ao turista. A cervejaria deu tratamento particular à abóbora, para incorporá-la num dos rótulos, ao adotar um hábito indígena de cocção, o curanto, que pressupõe um cozimento embaixo na terra, alimentado com pedras de rios da região e folhas aromáticas.

A jornalista viajou a convite do Emprotur, da Secretaria de Turismo de San Carlos de Bariloche e da Secretaria de Turismo de Rio Negro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.