Conheça seis destinos campeões em natureza

Viagens estão na lista das preferidas pelos jurados ouvidos por Turismo; veja o que eles disseram

São Paulo

​Entre os 50 lugares apontados pelo júri para o especial 50 anos de Folha Turismo em cores, estes seis destinos são os que permitem maior contato direto com a natureza, em suas diversas formas.

Veja também o que os jurados disseram sobre cada um deles. 

Amazônia - Brasil (região Norte)

A floresta tem hospedagens isoladas, em regiões como o Parque Nacional de Anavilhanas (AM), com trilhas e passeios de barco para os turistas.

O que disseram os jurados: 

"Quem a visita a Amazônia tem a oportunidade de conhecer, aprender e valorizar a importância da maior floresta tropical do mundo. Uma viagem que, feita de navio, mostra a imensurável riqueza natural da região, que ainda conta agora com ótimos hotéis de selva."  (Aldo Leone Filho, presidente da Agaxtur)

"O brasileiro teima em defender, mas não se esforça para conhecer. Um lugar mágico que caiu no gosto dos europeus e que ainda precisa ser muito melhor divulgado aqui entre nós brasileiros." (Marcio Nel Cimatti, do blog A Janela Laranja)

"Onde, a despeito dos esforços em contrário, o Brasil impressiona." (Igor Gielow, repórter especial da Folha

Chapada Diamantina - Brasil (Bahia)

Os cânions, grutas e cachoeiras atraem viajantes que querem contato com o Brasil profundo. A vegetação mistura espécies da caatinga e do cerrado.

O que disseram os jurados: 

"Delicioso mergulho no Brasil profundo, repleto de piscinas naturais, grutas misteriosas e belíssimos cânions." (Fernanda Ezabella, colaboradora da Folha)

"Porque as caminhadas, cachoeiras e passeios são revigorantes." (Ana Estela de Sousa Pinto, repórter especial da Folha)

"Cânions, grutas com salões subterrâneos e muitas cachoeiras que estão entre as mais altas do Brasil." (Roberto de Oliveira, editor da revista Sãopaulo)

"Um dos locais mais belos que já conheci no Brasil, com uma paisagem linda, cânions deslumbrantes, muita vegetação e inúmeras cachoeiras, uma mais bela do que a outra." (Cassio Vasconcellos, fotógrafo)

Lake Louise - Canadá

O lago se transforma com as estações. No verão, a vegetação é verde e a água, cor de esmeralda. No inverno, a neve toma conta das árvores e o lago congela.

O que disseram os jurados: 

"No inverno é um dos melhores destinos do mundo para esquiar e no verão suas trilhas para caminhadas e pedaladas descortinam paisagens deslumbrantes. O lago que dá nome ao lugar é tão azul e as montanhas ao redor tão perfeitas que parece, à primeira vista, um sonho." (Alexandra Forbes, colunista da Folha)

Pantanal - Brasil (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul)

O maior atrativo para quem visita as planícies alagadas é a observação de jacarés, onças, aves e peixes de várias espécies. A melhor época para encontrá-los é de julho a setembro.

O que disseram os jurados: 

"O Pantanal é um destino sensacional no Brasil onde tive uma experiência única. É uma ótima pedida para quem ama ter contato com a natureza: o ponto alto, além do pôr do sol fascinante, são os animais, como os jacarés e lobos-guará que vemos por toda a parte." (Frederico Pereira, presidente da Avianca Brasil)

"O que mais me chamou atenção foram os peixes assados na brasa e ver que um dos ingredientes mais utilizados é o coentro, isso me surpreendeu muito. A cultura local é muito legal e aquela natureza não tem preço." (Jefferson Rueda, chef de cozinha)

"O Pantanal é, sem dúvida, um dos lugares de natureza mais bela do mundo. Esse lugar é o que mais se aproxima dos safáris africanos e, na região Norte, onde o rio Cuiabá se encontra com o rio Piquiri, é possível fazer safáris para avistamento da onça assim como os de avistamento de tigre na Índia." (Valdemir Cunha, fotógrafo) 

Patagônia - Argentina e Chile

A paisagem inóspita, com montanhas cobertas e geleiras, se transforma ao longo do ano. No verão, a área verde aumenta, assim como a temperatura, o que facilita caminhadas ao ar livre.

O que disseram os jurados: 

"Certamente uma das mais belas e sedutoras regiões do planeta." (Adrian Ursilli, diretor-geral da MSC)

"Já foi o fim do mundo. E que bom seria se o mundo acabasse em silêncio, como o silêncio impressionante do alto dos fiordes da Terra do Fogo." (José Henrique Mariante, secretário-assistente de Redação da Folha)

Reykjavik - Islândia

A 47 quilômetros da capital da Islândia está o Parque Nacional Thingvellir, localizado no encontro de duas placas tectônicas. Raposas, visons e pássaros são vistos por ali, além de 40% das espécies da flora do país.

O que disseram os jurados: 

"Já fui duas vezes para a Islândia, em 2011 e 2016, e continua sendo meu destino predileto. Paisagens dramáticas, centenas de quilômetros sem presença humana, piscinas geotermais selvagens, muito vento e uma capital com uma cena musical surpreendente, onde rola todo ano o Iceland Airwaves. Voltaria todo ano." (Dani Noce, youtuber e confeiteira)  

"O lugar onde se sabe que você deve respeitar a natureza mas não esperar que ela respeite você de volta." (Luiz Felipe Pondé, colunista da Folha)

Confira abaixo todos os 50 destinos selecionados pelos jurados.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.