Suécia inaugura museu da comida nojenta

Exposição temporária mostra queijo infestado de larvas, grãos de café retirados de fezes e ovo apodrecido

São Paulo

​Um queijo infestado de larvas ou cabeças de coelho apimentadas serão algumas das iguarias encontradas no Disgusting Food Museum (Museu da Comida Nojenta), que será aberto no dia 31 de outubro em Malmo, na Suécia.​

Ficarão expostos no espaço, até o próximo dia 27 de janeiro, 80 pratos com aparência e cheiro duvidosos, ao menos para os padrões ocidentais e urbanos, diz Andreas Ahrens, diretor do museu. “O nojo é um instinto que afasta o humano de alimentos supostamente perigosos. É também algo particular: apenas não fomos acostumados a consumir muitos deles.”

Entre as comidas e bebidas apresentadas na mostra há o kopi luwak, um café da Indonésia produzido com grãos retirados das fezes de civeta [pequeno mamífero], e o "ovo centenário",  conservado durante semanas ou meses em argila e sal antes de ser consumido, da China.

A maior parte dos pratos expostos é verdadeira, para que os visitantes sintam o odor: no altar dos queijos fedidos, o visitante pode conhecer o Vieux Boulogne, importado da França e um dos cheiros mais fortes da mostra, segundo Ahrens.

Outros podem ainda ser degustados, como o salmiakki, confeito salgado típico dos países nórdicos, e Vegemite, pasta feita a partir do extrato de levedura e bastante consumida na Austrália e Nova Zelândia.

São 35 países representados na exposição, mas o diretor ressalta que muitos deles são consumidos em diversas regiões. "O kumis, por exemplo, é um leite de égua fermentado que surgiu na Turquia, mas ficou muito popular na União Soviética", afirma.

Para Samuel West, curador da mostra, a ideia é confrontar os costumes e promover uma reflexão sobre o consumo. "A ideia de comer carne criada em laboratório, por exemplo, assusta algumas pessoas. Porém, ao quebrar esse preconceito, poderíamos consumir também fontes de proteína mais sustentáveis", diz.

A entrada inteira para a exposição custa 185 coroas suecas (cerca de R$ 80). Mais informações no site.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.