Veja o kit que evita perrengue em toda viagem

Mala de mão precisa incluir itens que facilitam a vida, como adaptador de tomada e carregador portátil de celular

Mochila, descanso para pescoço, carregador, celular, óculos e bloco de papel vistos de cima
Uma mala de mão bem equipada pode tirar o viajante de apuros durante a viagem - Gabriel Cabral/Folhapress
Ana Luiza Tieghi
São Paulo

Fazer uma lista com tudo que deve ser levado em uma viagem ajuda a não esquecer itens importantes. Mesmo assim, o turista pode ficar em apuros se não tiver alguns objetos. 

Para a diretora de operações da agência de viagens de luxo Selections, Caroline Sagioro, há itens tão óbvios que são esquecidos, como adaptadores de tomada, carregadores e óculos de grau reservas.

Adaptadores universais para eletrônicos, com entradas USB e que permitem ligar aparelhos em tomadas de padrão americano, europeu e britânico —diferentes dos três pinos nacionais—, são essenciais para os brasileiros que vão ao exterior. Também é bom ter um adaptador comum para a tomada brasileira, que a converte em apenas dois pinos. 

Quem usa óculos fica na mão se eles quebrarem ou forem perdidos. Encontrar outro par no novo destino pode não ser tão fácil. Por isso, é bom levar óculos extras. 

Lucas Estevam, do blog e canal no Youtube Estevam pelo Mundo, sempre coloca na mala um carregador portátil para o celular, papel e caneta, cartão de crédito, blusa de frio e camiseta preta. 

O carregador portátil permite que o aparelho seja recarregado em qualquer lugar, e há vários modelos no mercado, que garantem de uma a três cargas completas.

Quem precisa de bateria com mais frequência pode se dar melhor com a versão que já vem acoplada a uma capa protetora para o aparelho. 

O bloco de papel e a caneta servem para anotar endereços e contatos. Confiar apenas no celular é arriscado, porque o aparelho pode ficar sem bateria, quebrar ou ser furtado. 

Levar um cartão de crédito é mais prático e seguro do que carregar grandes quantidades de dinheiro —apesar do imposto de 6,38% cobrado sobre as compras. Também é a salvação para gastos inesperados. 

Os mais precavidos levam dois cartões, para o caso de um ser bloqueado. Fazer o aviso viagem no banco ajuda a prevenir esse problema. 

A blusa de frio traz conforto, já que a temperatura interna do avião costuma ser baixa. Também é bom ter uma peça extra de roupa para imprevistos, e a cor preta facilita a combinação. 

A orientação final é deixar tudo acessível, na mala de mão. Em aviões, o limite de peso para ela costuma ser de dez quilos. Líquidos são aceitos em embalagens de até 100 ml. 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.