Copa do Mundo da cerveja e brewpubs reforçam roteiro no Rio Grande do Sul

De Porto Alegre a Nova Petrópolis, estado ganha estabelecimentos que produzem seus rótulos

Sandro Macedo
Porto Alegre

O ano de 2018 está quase acabando, mas ainda há tempo para falar de Copa do Mundo de cerveja. Sim, possivelmente perderíamos de novo para a Bélgica, mas eles não estão nesta disputa. 

Em Porto Alegre, a segunda edição dessa Copa, que vai de 14 a 16 de novembro, reúne cerca de 250 cervejarias com ampla vantagem brasileira. Há ainda representantes da Argentina, da Colômbia, do Chile, do Paraguai e do Uruguai. OK, está mais para uma Libertadores que uma Copa. 

Após o concurso, que premia as melhores bebidas em diversos estilos, cerca de 60 delas levam seus rótulos ao Festival da Cerveja POA, em Porto Alegre, de 16 a 18 de novembro. Trata-se de uma boa oportunidade para conhecer a cena cervejeira gaúcha, uma das principais do país, com rótulos que raramente chegam às bandas do Sudeste.

Não à toa, Porto Alegre se intitula a capital das microcervejarias. Nesse cenário, despontam também brewpubs (bares que produzem suas próprias cervejas) que apostam em estilos variados, muito além das IPAs (mais amargas). 

É o caso do 4Beer, inaugurado há dois anos na capital gaúcha e que reúne um bar com 34 torneiras e fábrica no mesmo espaço, dividido pelos rótulos Diefen Bros e Polvo Loco, ambos presentes no festival. 

Perto dali está o Distrito Brewpub, com oito bicas de chope de estilos mais inusitados, incluindo várias saisons (refrescantes, mas com leve acidez) em seu portfólio --além de uma ótima programação musical focada em blues. As duas casas ajudaram a revitalizar a região conhecida como Quarto Distrito.

Porém o título de bar mais ousado da região central de Porto Alegre vai para o instigante Devaneio do Velhaco, com cerca de 15 a 20 estilos fabricados na casa.

Ali, simpáticos atendentes catequizam o cliente com cervejas inventivas. Uma das novidades, por exemplo, é a Picolé de Mente Aberta, uma saison feita com abacaxi, servida no nitrogênio e com pedras de gelo. Até uma comum weiss leva manga na fórmula. Devaneios certeiros do outrora dentista Bruno Faria Lopes.

Já em Viamão, na Grande Porto Alegre, encontra-se uma das mais criativas cervejarias da nova safra gaúcha, a Zapata, que se intitula uma cervejaria rural, usando conceitos das farmhouses americanas. 

Localizada em um grande sítio que produzia cogumelos e comandada pelo químico Felipe Araújo de Paula, a marca investe em ingredientes, insumos e laboratórios próprios para produzir rótulos como a Ziggy, uma witbier em duas versões, com limão-taiti e gengibre ou com laranja, pimenta e coentro. 

Nova Petrópolis entra no turismo do copo da Serra Gaúcha

Para quem quiser se afastar de Porto Alegre, uma viagem pela Serra Gaúcha também compensa. Uma rota cervejeira já existe há algum tempo na região, com destaque para Gramado e Canela. Mas a novidade no percurso é Nova Petrópolis, que abriga a Edelbrau.

De estilo alemão clássico, a cervejaria (com um ótimo gastropub anexo à fábrica) investiu na instalação de 193 painéis para captação de energia solar. A medida reduziu a conta de luz em 95% e se soma a outras iniciativas ambientais, como uma cisterna para armazenar água da chuva, que é reutilizada na fabricação de rótulos como a tradicional american IPA e a recém-lançada altbier.

Para os mais festeiros, a sugestão é a Rasen Platz, em Gramado, espaço inspirado na Hofbrauhaus, no coração de Munique. Com pé-direito de 12 metros, mesas comunitárias e capacidade para mais de 500 pessoas, serve rótulos da Rasen Bier, principal marca da cidade. As garçonetes usam o traje típico alemão, claro. 

O jornalista viajou a convite da organização da Copa da Cerveja


Onde beber no RS


Festival da Cerveja POA
O evento, que vai de sexta (16) a domingo (18), é uma chance para os cervejeiros provarem vários rótulos que participam da Copa da Cerveja. O festival acontece no Acesso E do shopping Iguatemi (avenida João Wallig, 1.800, no bairro de Passo d’Areia).Os ingressos custam R$ 15 por dia

Porto alegre
4Beer
avenida Polônia, 200, São Geraldo; tel. (51) 3574-6466
Devaneio do Velhaco
rua General Portinho, 245, Centro Histórico; tel. (51) 99603-0507
Distrito Brewpub
avenida Amazonas, 835, São Geraldo; tel. (51) 99194-6162

VIAMÃO
Zapata Cervejaria Rural
estrada da Capororoca, 2.346, Espigão, zona rural; tel. (51) 3108-6831

Nova Petrópolis
Cervejaria Edelbrau
avenida 15 de Novembro, 4.024; tel. (54) 3281-4555

Caxias do Sul
La Birra Brewpub
rua Dom José Baréa, 1.410, Exposição; tel. (54) 3419-8324
Salvador Brewing
rua Nelson Dimas de Oliveira, 11, Lourdes; tel. (54) 99604-0654

Gramado
Rasen Platz
rua Madre Verônica, 50, Centro; tel. (54) 3286-1495

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.