Descrição de chapéu Moda Praia Folha Verão

Praia de Japaratinga, em Alagoas, abre série com os paraísos do verão

Editor com muitas milhas na bagagem seleciona os melhores destinos do Brasil para a alta estação

Em Japaratinga, em Alagoas - Divulgação
Roberto de Oliveira

Vizinha da incensada Maragogi, Japaratinga tem os mesmos privilégios com que a natureza abençoou a região, mas dá ao visitante sossego para curtir as águas mornas e a visita à vida marinha.

Na "maré seca", como dizem os moradores, é possível caminhar por mais de 500 metros mar adentro, com a água batendo na canela, e chegar às piscinas naturais cercadas por barreiras de corais.

Quem quiser dar um mergulho com snorkel vai se deliciar com a variedade de peixes em desfile de formatos e cores. Mesmo sem mergulhar é possível ver muitos deles brilhando sob a luz do Sol.

As piscinas naturais são menores que as galés de Maragogi, mas o que conta a favor de Japaratinga é a quietude –lá se consegue fugir daqueles equipamentos de som ligados a todo o volume e do exército de vendedores de camarão frito e outros acepipes que atendem grande número de turistas em disputa por uma porção das águas transparentes.

Apenas 10 km antes de Maragogi, para quem saiu de Maceió, ou depois, para quem saiu de Porto de Galinhas, Japaratinga pode ser descrita como um destino mais relax. Tão populares em Maragogi, os visitantes "day-use", aqueles que saem de Maceió ou de Porto de Galinhas para fazer um bate e volta, são coisa rara ali, mesmo na alta estação.

Japaratinga não oferece infraestrutura de resort all-inclusive, como existe em Maragogi, mas tem simpáticas pousadinhas com preços honestos –cerca de 20% mais baixos que os encontrados no novo destino de charme nordestino, a também alagoana São Miguel dos Milagres.

A costa norte de Alagoas é uma sucessão de praias de areia branca rodeadas de coqueiros. O tom das águas varia do azul-turquesa ao verde-esmeralda –e Japaratinga é um capítulo à parte.

Estrangeiros gostam de comparar o mar de lá com o das Maldivas e é comum chamarem as praias de Alagoas de Caribe brasileiro –só que temos águas mornas o dia todo (e até a noite).

Vivem naquelas praias pouco mais de 8.000 habitantes. O município integra a Rota Ecológica, ou dos Corais, assim intitulada devido à barreira natural de recifes.

Para chegar lá, pode-se seguir pelo caminho que leva a Maragogi. A viagem mais bonita, porém, é a que parte de Maceió, passa por Barra do Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras, numa estradinha repleta de coqueiros e praias desertas. Para coroar o percurso de pouco mais de duas horas, é preciso atravessar o rio Manguaba, de balsa.

Se não for fim de semana, quando o excesso de gente entorpece a visão, você pode entrar em estado contemplativo, quem sabe buscando explicação para o tom da praia Barreiras do Boqueirão, uma das mais lindas de Japaratinga.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.