Descrição de chapéu Álbum de viagem

Série mostra quarto de hotel logo após saída de hóspede

Giulia Dini registrou camas bagunçadas para projeto que explora lado distante dos folhetos publicitários

Clara Balbi
São Paulo

Para a fotógrafa italiana Giulia Dini, 35, um quarto de hotel recém-desocupado pode revelar muito sobre seus hóspedes.

Sua curiosidade a levou a criar a série “Left Behind” (deixados para trás), que retrata dormitórios de quatro hotéis em Milão no intervalo entre o checkout dos hóspedes e a chegada dos camareiros.

Realizada entre fevereiro e março deste ano como parte do projeto final da italiana no curso de reportagem fotográfica da faculdade Central Saint Martins, em Londres, a série foca as camas dos quartos.

A fotógrafa não intervém nas cenas que registra. “Sinto como se participasse de um episódio de uma série investigativa, e tomo cuidado para não tocar em nada”, diz.

Usando a luz disponível no ambiente e um tripé, Giulia demora de cinco a dez minutos para fotografar as cenas. O mais difícil, conta, não é tirar a foto em si, mas encontrar hotéis dispostos a mostrar um lado distante da perfeição dos folhetos publicitários.

Foi por isso que ela escolheu hotéis em Milão, cidade onde morou por mais de uma década e onde tem mais contatos.

“Left Behind” foi apresentada na Central Saint Martins no fim de março. Agora, Giulia, que trabalha com comunicação e marketing e só fotografa nas horas livres, pretende estender o projeto a Londres, onde mora há três anos.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.