Descrição de chapéu Destinos

Barcos substituem hotéis nas Ilhas Virgens Britânicas, destruídas por furacão

No arquipélago, turista pode se hospedar em iates com seis suítes e decks

Josimar Melo
Ilhas Virgens Britânicas

As Ilhas Virgens Britânicas são um exemplo do que pode acontecer a um destino turístico que tem sua estrutura de recepção arrasada.

O arquipélago de 60 ilhas localizado a leste de Porto Rico, entre o oceano Atlântico e o mar do Caribe, entrou pela primeira vez em 40 anos na rota de um furacão, o Irma, que atingiu o local com intensidade máxima (categoria 5), em setembro de 2017.

No caso desse território britânico ultramarino, a saída foi mergulhar num célere processo de reconstrução e contar com outro suporte para manter essa importante atividade econômica: a hospedagem dos turistas em barcos.

É verdade que centenas de embarcações, como os hotéis, também foram danificadas pelo furacão, e até hoje seus cascos são vistos abandonados ou à espera de reparos.

Mesmo nessas condições, não faltam barcos no arquipélago, famoso justamente porque, além de paraíso fiscal associado a esquemas de lavagem de dinheiro, é também um paraíso para a navegação, graças a seu mar manso, a seus ventos constantes e à visibilidade que permite alcançar a maioria de suas ilhas por orientação visual num raio de 80 milhas náuticas (148 quilômetros).

Para ter uma ideia do peso da atividade náutica na região, a principal ilha, Tortola, onde moram 80% dos seus 28 mil habitantes, abriga a maior frota de barcos de aluguel do Caribe: são mais de 700.

O norte da ilha, onde fica a capital, Road Town, se abre para o Atlântico e para os adeptos do surfe; mas ao sul o arquipélago é flanqueado pelo canal Sir Francis Drake, considerado por muitos o melhor lugar do mundo para velejar, já que os praticantes encontram nele passagens seguras pelas ilhotas de Norman, Peter, Cooper, Salt e Ginger.

A reportagem navegou durante quatro dias num veleiro de 58 pés (17 metros) da The Moorings (premiumcharters.com.br), locadora de barcos privativos com atuação na região e em 22 bases pelo mundo. Era um catamarã com seis suítes, sala e cozinha, além de deck exterior e superior. 

A Dream Yacht Charter (dreamyachtcharter.com) e a BVI Yacht Charters (bviyachtcharters.com) também alugam barcos na região. Na The Moorings, uma viagem de sete dias em um barco menor, para duas pessoas, com partida em 31 de janeiro de 2019, custa US$ 16,7 mil (R$ 65,1 mil).

A comodidade vai do ar-condicionado a uma tripulação de três integrantes, com um chef encarregado das refeições.

O conforto pode substituir as acomodações de um hotel, mas os barcos têm um detalhe: a possibilidade de acordar a cada dia em uma diferente ilha, com atrativos que podem mudar diariamente.

Algumas delas são para mergulho e observação de peixes ou corais, outras, para esportes aquáticos, assim como algumas podem ser para apenas relaxar em areia fofa diante de um mar manso, ou comer e beber sem compromisso.

As Ilhas Virgens Britânicas são conhecidas pela tranquilidade, mais do que pela badalação. Não à toa, viraram refúgio de milionários.

No arquipélago não há cassinos nem hotéis gigantescos. As pousadas são integradas à natureza e resorts, discretos.

Boa parte dos hotéis só estarão reconstruídos a partir de 2019. Enquanto isso, veleiros e iates continuam acessando os encantos naturais (e alguns atrativos gastronômicos) do charmoso arquipélago.

 

O que vale a pena conhecer nas ilhas 

The Baths Conjunto de grutas escavadas pelo mar em pedras gigantes de granito, diante de uma praia mansa, na ilha Virgin Gorda

Ilha Guana Vale uma parada pelas suas praias de areia branca, mesmo não estando hospedado nas villas (acomodações luxuosas) que ocupam toda a sua área

Scrub Island Resort O hotel já voltou a funcionar, incluindo spa, marina e o restaurante Caravela
(scrubisland.com)

Coco Maya Bar restaurante de frutos do mar e clube noturno localizado à beira do mar na ilha Virgin Gorda (cocomayarestaurant.com)

Foxy’s Bar Perto da praia, na ilha Jost van Dyke, tem atmosfera informal, com reggae e pratos de lagosta
(foxysbvi.com)

Soggy Dollar Bar Localizado na ilha Jost van Dyke, é famoso pelo drinque “pain killer”, feito com rum, coco, laranja e abacaxi. (soggydollar.com)

Hendo’a Hideout Também na ilha Jost van Dyke, vizinho ao Soggy Dollar, o restaurante serve cozinha caribenha (hendoshideout.com)

O jornalista viajou a convite do Turismo das Ilhas Virgens Britânicas, da The Moorings e da InterCaribbean

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.