Descrição de chapéu Moda Praia Folha Verão

Superagui é refúgio quase intocado no litoral do Paraná

Repleta de praias desertas que cobrem uma área de 40 km, ilha fica no norte da baía de Paranaguá

Roberto de Oliveira

​​Quando se pensa em praia no Paraná, o que logo vem à cabeça é o belo conjunto que circunda a Ilha do Mel. Mas quem não está à procura de badalação e não faz questão de infraestrutura pode dirigir um bocadinho mais e chegar às praias da Ilha do Superagui, onde a natureza, em contrapartida, permanece quase intocada.

Tanto os restaurantes quanto as pousadas do local têm aspecto rústico. Geralmente, são estabelecimentos tocados por familiares ou descendentes de pescadores da vila, que se concentram, sobretudo, na praia Barra do Superagui, com suas ruas de areia e a iluminação baixa.

Repleta de praias desertas que cobrem uma área aproximada de 40 km, a ilha fica no norte da baía de Paranaguá. Juntamente com as ilhas das Peças, do Pinheiro e do Pinheirinho, integra o Parque Nacional do Superagui, declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.

Criado em 1989, Superagui quer dizer "rainha dos peixes", em tupi-guarani. Entrecortado por canais de água salobra e situado em região de mata atlântica, o parque tem como vegetação predominante a restinga e os manguezais.

Em suas matas, quem dá pinta é um primata ameaçado de extinção, o mico-leão-da-cara-preta. Outra estrela que merece destaque é o papagaio-da-cara-rosa, avistado, sobretudo, no fim de tarde na Ilha do Pinheiro, aonde se chega de barco (preços e horários sempre combinados com os barqueiros locais).

É também no entardecer que golfinhos fazem uma dança repleta de malabarismos nas praias de Superagui.

Para se surpreender ainda mais com os encantos desse lugar quase desconhecido, uma dica é a caminhada contemplativa da trilha da Lagoa, trajeto de 3 km que parte da vila em direção à praia Deserta.

Alguns trechos estão em área inundável. Mesmo assim, não é tarefa exclusiva para experientes em trekking, tampouco exige esforço em demasia.

Duas cidades facilitam o acesso ao parque: Guaraqueçaba e Paranaguá. Desta última, existem mais opções de traslado até a ilha, principalmente na alta temporada, num trajeto que dura cerca de duas horas. Os preços podem variar de R$ 30 a R$ 50, dependendo do horário. Há ainda opções de passeios que partem da Ilha do Mel.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.