Descrição de chapéu Moda Praia

Caminho das pedras leva à praia do Sancho, a mais bonita de Fernando de Noronha (e do Brasil)

Isolada por uma costa acidentada, a baía exige esforços de quem deseja chegar até ela

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Baía do Sancho, em Fernando de Noronha

Baía do Sancho, em Fernando de Noronha Adriano Vizoni/Folhapress

É do alto de uma falésia recoberta de vegetação que se descortina a melhor vista da baía do Sancho, situada naquele pedacinho de chão firme do meio do Atlântico que é repleto de belezas naturais: Fernando de Noronha.

A imagem vai ser ainda mais marcante se houver um barquinho flanando em suas águas transparentes, morada de uma rica fauna marinha. Lá de cima do penhasco, dá para jurar que a embarcação está voando.

A praia foi eleita em 2018 a mais bonita do Brasil —e a segunda do mundo— pelo prêmio Traveller's Choice, do site de avaliações TripAdvisor. 

Suas águas claras têm coloração que passeia entre os tons de verde e azul, em um degradê visível quase todo o ano, interrompido apenas no período dos "swells", as grandes ondulações que fazem a alegria dos surfistas.

Originado por ventos vindos do oceano, esse movimento tende a deixar o mar revolto, provocando ondas de até quatro metros (geralmente ocorrem entre dezembro e março, mas, é bom lembrar, o clima está uma doideira).

Isolada, limitada por uma costa acidentada, a praia exige esforços de quem deseja chegar até ela. Há duas formas de alcançar a baía do Sancho. 

Uma é pelo mar, em barcos, já que aquele é um dos poucos pontos em que é permitida a parada de embarcações para banho, pois não há prejuízo aos corais.

A segunda é pelas escadas encravadas dentro de uma fenda na rocha, complementada por degraus nas pedras, descendo até a areia clara.

O caminho que proporciona o melhor visual é, sem dúvida, também o mais difícil: a descida pelas escadas.

A recompensa vale o esforço, mas é preciso ficar atento à tabela de horários fixos para subida e descida, definidos pelo ICMbio (Instituto Chico Mendes da Biodiversidade), que administra a área.

As praias de Noronha são "divididas" em dois conjuntos: as que estão do lado voltado para o Brasil são as de mar de dentro, e as voltadas para a África, são as de mar de fora.

​As de mar de dentro ostentam águas tranquilas na maior parte do tempo, diferentemente das outras, que costumam ter águas agitadas —calmas só em pontos de arrecifes.

A baía do Sancho localiza-se no mar de dentro. Por se tratar de uma área de preservação ambiental, ali não é permitida a presença de barracas, tampouco de vendedores ambulantes (leve, portanto, água e lanches na mochila). 

Ah! Não se esqueça da máscara de snorkel: Sancho é considerado um dos melhores lugares do mundo para a prática de mergulho livre.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.