Descrição de chapéu Álbum de viagem

Fotógrafos do Sul são tema de mostra em festival de Tiradentes

Exposição faz parte do Foto em Pauta, que também terá workshops e palestras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Trabalhos de 31 fotógrafos do Sul do país vão ganhar destaque na exposição Vento Sul, parte do Foto em Pauta, festival de fotografia de Tiradentes (MG).

O evento, que acontece entre os dias 27 e 31 de março, chega à 9ª edição sempre com a proposta de apresentar a produção de uma região —já foram exibidos trabalhos do Nordeste e do Centro-Oeste.

Entre os ensaios selecionados está a série "Impermanência", da arquiteta gaúcha Selene Sanmartin, 55. As fotos mostram mudanças sutis em praias do Rio Grande do Sul com o passar do tempo.

Segundo ela, os fortes ventos da região contribuem para que, por exemplo, as dunas da praia da Solidão, em Mostardas, estejam em lugares diferentes a cada semana.

Dennis Calçada exibirá o ensaio "Alaya". Especializado em fotografia de natureza, ele retrata paisagens em preto e branco, seja em passeios na sua cidade, Santos (SP), ou em expedições pelo Pantanal.

As fotos serão exibidas no centro cultural Sesiminas e no museu Sant'Ana, no centro histórico da cidade.

A ideia do festival, segundo o coordenador Eugênio Sávio, é promover discussões sobre fotografia contemporânea e facilitar o encontro de fotógrafos com o público.

Além de exposições, os autores de 22 portfólios selecionados por jurados do festival estarão no evento para conversar com o público sobre os próprios trabalhos, no sábado (30).

O evento também terá palestras gratuitas, sediadas no auditório do Sesiminas. No dia 29, os fotógrafos Cristiano Xavier e João Marcos Rosa irão falar de suas experiências em expedições fotográficas. 

Profissionais e amadores também poderão participar de workshops, como o de Valdemir Cunha sobre fotografia de viagem (R$ 550). Mais informações no site do evento: fotoempauta.com.br.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.