Cinco cidades para quem está cansado do cinza

De Salvador a Jodhpur, na Índia, veja locais conhecidos por suas construções coloridas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Morro com casas coloridas, ao pôr do sol

Cerro Artilleria, em Valparaíso, no Chile Deensel/Flickr/Creative Commons

São Paulo

Cidades cheias de cores atraem a atenção de turistas, ansiosos para conseguir uma boa foto para as redes sociais.

Veja abaixo cinco cidades do mundo que se destacam por suas construções coloridas.

Salvador (Bahia)
O Pelourinho é a parte mais colorida da capital baiana. Seus casarões coloniais de cores fortes, em ruas estreitas de paralelepípedos, são mais uma atração da região. O centro histórico da cidade é patrimônio cultural da humanidade, pela Unesco, desde 1985. 

Valparaíso (Chile)
Há cor por todos os lados nessa cidade portuária, apelidada de “joia do Pacífico”. Casas pintadas com cores fortes e muros grafitados com desenhos em vários tons são encontrados principalmente nos morros da cidade, acessíveis por funiculares.

Guanajuato (México)
Patrimônio mundial da Unesco e cidade natal do pintor Diego Rivera, Guanajuato fica na região central do país, a 359 quilômetros da Cidade do México e ainda tem prédios com arquitetura colonial. Suas construções são cobertas de cores fortes e contrastantes.

St. John’s (Canadá)
St. John’s tem casas de dois ou mais andares pintadas em cores fortes. Segundo o folclore local, as cores eram usadas para que marinheiros conseguissem ver suas casas ao longe, em meio a névoa da cidade. Hoje, as fileiras de residências coloridas são conhecidas como Jellybean Row (fileira de jujubas). 

Jodhpur (Índia)
Há muita cor na cidade, mas de um tom único: azul. A parte antiga do município tem muitas casas pintadas com a cor. Há várias versões para os motivos da presença da cor. Alguns dizem que era uma forma de identificar a casta dos moradores, enquanto outros afirmam que é um jeito de deixar as casas mais frescas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.