Conheça cinco cidades coloridas pelo mundo

Morro com casas coloridas, ao pôr do sol

Cerro Artilleria, em Valparaíso, no Chile Deensel/Flickr/Creative Commons

São Paulo

Cidades cheias de cores atraem a atenção de turistas, ansiosos para conseguir uma boa foto para as redes sociais.

Veja abaixo cinco cidades do mundo que se destacam pelo uso generoso das cores em suas construções.

Salvador (Bahia)
O Pelourinho é a parte mais colorida da capital baiana. Seus casarões coloniais de cores fortes, em ruas estreitas de paralelepípedos, são mais uma atração da região. O centro histórico da cidade é patrimônio cultural da humanidade, pela Unesco, desde 1985. 

Valparaíso (Chile)
Há cor por todos os lados nessa cidade portuária, apelidada de “joia do Pacífico”. Casas pintadas com cores fortes e muros grafitados com desenhos em vários tons são encontrados principalmente nos morros da cidade, acessíveis por funiculares.

Guanajuato (México)
Patrimônio mundial da Unesco e cidade natal do pintor Diego Rivera, Guanajuato fica na região central do país, a 359 quilômetros da Cidade do México e ainda tem prédios com arquitetura colonial. Suas construções são cobertas de cores fortes e contrastantes.

St. John’s (Canadá)
St. John’s tem casas de dois ou mais andares pintadas em cores fortes. Segundo o folclore local, as cores eram usadas para que marinheiros conseguissem ver suas casas ao longe, em meio a névoa da cidade. Hoje, as fileiras de residências coloridas são conhecidas como Jellybean Row (fileira de jujubas). 

Jodhpur (Índia)
Há muita cor na cidade, mas de um tom único: azul. A parte antiga do município tem muitas casas pintadas com a cor. Há várias versões para os motivos da presença da cor. Alguns dizem que era uma forma de identificar a casta dos moradores, enquanto outros afirmam que é um jeito de deixar as casas mais frescas.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.