Príncipe Harry se une a empresas para lançar marca de turismo sustentável

Duque de Sussex lança a Travalyst, aliança para estimular práticas responsáveis de turistas e companhias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Amsterdã

Após receber críticas por usar aviões privados em viagens de férias ao mesmo tempo em que propõe  um discurso ambientalista, o príncipe Harry acaba de virar porta-voz de uma iniciativa global de gigantes do turismo, como o site de reservas Booking.com, o de dicas TripAdvisor, o buscador de passagens SkyScanner e a bandeira de cartões Visa, para desenvolver o turismo sustentável.

Ao lado dos líderes e CEOs das empresas, o duque de Sussex lançou nesta terça-feira (3), em Amsterdã, na Holanda, o selo Travalyst, uma espécie de aliança para estimular práticas responsáveis de turistas e empresas para desenvolver e preservar comunidades locais ao redor do mundo.

Príncipe Harry no discurso do evento em Amsterdã
Príncipe Harry no discurso do evento em Amsterdã - Koen van Weel/AFP

Trata-se do primeiro projeto da Sussex Royal, a fundação criada por Harry e sua mulher, Meghan Markle, após a saída do casal, na semana passada, da The Royal Foundation. A fundação de projetos sociais da realeza britânica hoje é representada apenas pelo príncipe William e por Kate Middleton, respectivamente duque e duquesa de Cambridge.

Além do apoio aos pequenos negócios dos destinos turísticos, o que a gerente global de vendas da Visa Suzan Kereere, definiu como "transformar pequenos negócios em grandes empresas" a ideia é estimular a proteção do meio-ambiente, combater as mudanças climáticas e mitigar danos ambientais com a redução do excesso de turistas.

"Não podemos parar o fluxo de turistas pelo mundo, mas podemos torná-lo sustentável. Viajo desde cedo pelo mundo representando minha vó [a rainha Elizabeth, do Reino Unido], e vejo o impacto que o turismo tem em lugares como o bioma da Tailândia [...] Ou na Austrália, onde a barreira de corais está sendo destruída", disse Harry no encontro com jornalistas.

Entre os parcos exemplos citados pelos líderes das empresas estão engenharia de busca para mitigar o impacto ambiental da viagem e indicações de produtores locais para o turista conhecer.

Segundo a Organização Mundial do Turismo, 1,8 bilhão de viagens serão feitas anualmente até  2030, o dobro do número registrado em 2010. De acordo com uma pesquisa da Booking, 72% dos viajantes acreditam que as empresas deveriam oferecer opções de viagens sustentáveis, e 68% deles gostariam de que o dinheiro gasto na viagem incentive comunidades locais.

As ações do selo Travalyst serão criadas pelas empresas em parceiras com governos, ONGs e empreendores individuais.

Os jornalistas não puderam fazer perguntas ao príncipe, mas, indiretamente, ele fez uma mea culpa sobre o impacto ambiental de suas viagens em jatos executivos.

"Às vezes nos sentimos sobrecarregados com essa responsabilidade [de cuidar do meio ambiente], mas não podemos nos eximir da responsabilidade de fazer alguma coisa."

Nos minutos finais da apresentação, o príncipe disse que viajou a Amsterdã em um avião comercial. "Desde sempre viajo assim, mas às vezes não é possível".

O jornalista viajou a convite da Booking

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.