Descrição de chapéu Álbum de viagem

Série de fotos registra comunidades na área de Belo Monte

Imagens do canandense Aaron Elkaim retratam moradores afetados pela usina no Pará

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Ao ler um artigo sobre a construção da hidrelétrica de Belo Monte, o fotojornalista canadense Aaron Vincent Elkaim, 38, decidiu vir ao Brasil e registrar comunidades impactadas pela obra —que começou em 2011 na bacia do rio Xingu, região do município de Altamira, no Pará. 

As imagens formam a série chamada “Where the River Runs Through” (por onde o rio corre). Parte da série feita na Amazônia brasileira estará em exposição no festival de fotografia F2 em Dortmund, na Alemanha, de 7 a 24 de novembro. 

Elkaim fotografou moradores e paisagens durante algumas viagens que fez ao Brasil entre 2014 e 2017. 

Desde então, ele retrata, ao redor do mundo, comunidades tradicionais e indígenas afetadas por grandes construções — como a usina de Belo Monte.

A narrativa principal da série, explica Elkaim, é a ideia de que a sociedade prioriza o desenvolvimento no lugar da natureza e dos povos tradicionais. “Essa é a história que está acontecendo em todo o mundo.” 

Ele dá o exemplo da comunidade de Fort McKay, no Canadá, que também fotografou. A área, de povos nativos, se tornou reduto de produtoras de petróleo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.