Descrição de chapéu RFI

Turistas que não são casados poderão ficar juntos em hotéis na Arábia Saudita

O país começou a emitir vistos para viagens a lazer no final de setembro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

RFI

Os casais estrangeiros que não são oficialmente casados poderão a partir de agora reservar um quarto juntos em hotéis na Arábia Saudita. O anúncio foi feito neste domingo (6) pelas autoridades do país.

A circular, divulgada pelas autoridades locais, e enviada aos estabelecimentos, especifica que a regra não vale mais para turistas, que eram obrigados a provar que eram casados se quisessem dividir o mesmo quarto de hotel.

As mulheres sauditas, informa o documento, também poderão fazer reservas desacompanhadas, apresentando uma carteira de identidade.

O país é um dos únicos do mundo a adotar a sharia, a lei islâmica. As mulheres não podem circular livremente, não podem ter qualquer tipo de contato com homens que não façam parte da família e não podem sair desacompanhadas.

A decisão visa atrair visitantes ao país, que anunciou pela primeira em 27 de setembro a concessão de vistos de turismo para diversificar seus recursos, totalmente dependentes do petróleo. Até agora, apenas muçulmanos que se dirigiam a Meca tinham direito de entrar no país, além de espectadores de eventos esportivos ou culturais.

Era pós-petróleo

O desenvolvimento do turismo é um dos principais pontos do programa de reforma “Visão 2030”, do príncipe herdeiro Mohammed bem Salmane, que vista preparar a maior economia árabe à chamada era “pós-petróleo.”

Os vistos poderão ser requeridos online e, na chegada, serão entregues aos estrangeiros de 49 países, entre eles o Brasil, os Estados Unidos, a Austrália e vários países europeus.

No dia 28 de setembro, entretanto, as autoridades informaram que os turistas que violarem a “decência pública”, usando por exemplo roupas extravagantes, poderão pagar uma multa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.