Exposição mostra bastidores da cena do reggae em São Luís, capital do ritmo no país

Fotógrafo Felipe Larozza se encantou pelas particularidades do estilo musical no Maranhão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Ao visitar o Maranhão em 2016, o fotógrafo paulista Felipe Larozza, 33, ficou surpreso com a afinidade dos locais com o reggae. Até parecia que o estilo musical tinha nascido na região.

Fã do ritmo jamaicano desde adolescente, Larozza diz ter se encantado pelas particularidades da cena reggae no estado nordestino. Por lá, as letras das canções são românticas, e as pessoas dançam coladinhas. “É diferente de qualquer outro lugar do mundo”, afirma.

Popular em toda a região, o ritmo exerce forte influência na cultura local. Não à toa, a cidade de São Luís (MA) é conhecida como a capital do estilo no Brasil. A Secretaria de Turismo de São Luís criou um guia temático e, no ano passado, a capital maranhense ganhou o Museu do Reggae.

“No Maranhão, o reggae tem um poder transformador muito forte. A música é uma potência geradora de emprego e de renda, e jovens da periferia sonham em ser artistas para mudar de vida”, diz Larozza.

Isso motivou o fotógrafo a conhecer, em São Luís, os bastidores dos bailes que costumam lotar. Durante o período de quatro anos, ele acompanhou o trabalho das chamadas radiolas, equipes formadas por profissionais de som, DJs e montadores.

Larozza usou câmeras pequenas para não chamar a atenção do público. “O objetivo foi captar a riqueza do ambiente tal qual ele é, sem que as pessoas posassem para as fotos”, afirma.

Essa cena maranhense vem se espalhando pelo Brasil nos últimos anos, de acordo com Larozza, especialmente na cidade de São Paulo.

O trabalho virou exposição. “Radiolas”, com 16 imagens, está em cartaz no MIS (Museu da Imagem e do Som), na zona oeste de São Paulo, de terça a sábado, das 10h às 20h, e domingos e feriados, das 10h às 19h, até 19 de janeiro. A entrada é gratuita.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.