Descrição de chapéu Deutsche Welle

Roma proíbe vendedores ambulantes em pontos turísticos

Medida visa proteger patrimônio histórico e garantir segurança, segundo prefeitura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

DW

A prefeitura de Roma decidiu retirar dos principais pontos turísticos da cidade os vendedores ambulantes. A medida visa garantir a segurança em áreas com grande fluxo de pessoas, segundo a administração municipal. 

O decreto entrou em vigor no dia 1º de janeiro e afeta 17 barracas de ambulantes, que estavam situadas em locais como a Fontana di Trevi, a Praça de Espanha e o Panteão e ainda nas três vias que partem da Praça do Povo, em direção ao sul da capital italiana.

A prefeita de Roma, Virginia Raggi, disse que a presença dos ambulantes, que vendem souvenires e bugigangas, não era compatível com o ambiente. No ano passado, ela chegou a afirmar que as barracas manchavam a imagem da cidade.

Raggi, que prometeu banir os ambulantes, ressaltou que a medida visa proteger o patrimônio histórico da cidade, além de garantir a segurança. A retirada dos vendedores ocorre em meio a um plano de reorganização comercial da área pública.

Dos 17 comerciantes afetados, oito serão realocados e poderão seguir com o trabalho em ruas menos movimentadas de Roma. A cidade já havia proibido o comércio ilegal de rua em meados do ano passado. No entanto, muitos ambulantes continuaram atuando livremente próximos a pontos turísticos.

Essas não são as primeiras tentativas da prefeitura de melhorar a imagem da cidade. Anteriormente, já havia sido proibido que turistas se sentassem em pontos como a Praça de Espanha ou a Fontana de Trevi e que utilizassem vestimenta "indecente".

Além disso, não era permitido que os viajantes comessem nos principais pontos turísticos. Algumas destas medidas não são fáceis de aplicar e por isso acabam não surtindo o efeito desejado.

Uma proibição que deu certo, no entanto, foi o da presença de atores vestidos como gladiadores que se ofereciam para tirar fotografias com turistas nas principais atrações turísticas da cidade em troca de dinheiro. 

Homem vestido de gladiador, para posar em fotos com turistas, em frente ao Coliseu, em Roma
Homem vestido de gladiador, para posar em fotos com turistas, em frente ao Coliseu, em Roma - Alberto Pizzoli - 12.abr.2012/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.