Descrição de chapéu Coronavírus

Aeroporto japonês dá cama de papelão para passageiro esperar teste de coronavírus

Pessoas que chegam em voos internacionais precisam passar por teste, que pode demorar dois dias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Elaine Lies
Tóquio | Reuters

O aeroporto de Narita, na região de Tóquio, no Japão, preparou um hotel improvisado, feito de camas de papelão e cobertores, na área de restituição de bagagens para passageiros de voos internacionais que podem ter que ficar ali enquanto esperam o resultado dos testes para o novo coronavírus.

Embora a quantidade de voos para o aeroporto de Narita tenha diminuído tanto que o aeroporto fechou uma de suas pistas, ainda há aviões pousando com passageiros de outros países, incluindo dos Estados Unidos e da Itália, que são obrigados a passar por testes para o vírus antes de deixar o terminal.

Os resultados podem sair em seis horas, mas há atrasos que chegam a um ou dois dias, disse um funcionário do Ministério da Saúde que não quis se identificar.

Como os passageiros estão proibidos de usar o transporte público, aqueles que não têm outra pessoa para buscá-los precisam esperar —e as camas de papelão foram preparadas para o caso de hospedagens próximas ao aeroporto, usadas para abrigar os passageiros, estarem cheias, o funcionário acrescentou.

Desenvolvidas para serem usadas em centros de evacuação durante desastres e em outros momentos nos quais podem ser necessárias, as camas —feitas com um papelão resistente— contêm um colchão e um cobertor.

Há hotéis próximos ao aeroporto para as pessoas ficarem, então, até onde eu sei, as camas ainda não foram usadas —ou se foram, foi apenas por um período curto”, disse o funcionário.

Na semana passada, o Japão declarou estado de emergência em seus maiores centros urbanos para lutar contra a disseminação do coronavírus. O número de casos no país é de pelo menos 7.400, com 137 mortes, informa a emissora pública NHK.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.