Viajantes elegem roteiros dos sonhos para quando a quarentena passar

De Carapicuíba a Marte, veja para onde oito turistas experientes gostariam de ir após a pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Praia com água verde-esmeralda a vegetação, vista de cima

A praia de Los Muertos, em Riviera Nayarit, no México, é um dos destinos escolhidos serem visitados quando as viagens puderem ser retomadas Riviera Nayarit Conventions & Visitors Bureau/Divulgação

São Paulo

As viagens estão suspensas enquanto as medidas de isolamento social, usadas para conter a epidemia de Covid-19, estiverem em funcionamento. Mas ainda é permitido sonhar.

Abaixo, veja qual roteiro oito viajantes gostariam de fazer quando a epidemia passar.

Sergio Timerman
Médico cardiologista do Instituto do Coração

"Sempre gostei de descobrir lugares no mundo, mas, com toda essa situação calamitosa que vivemos, não posso deixar de pensar no meu próprio país. Mais do que nunca, quero colaborar com o nosso turismo. Desta vez, não quero descobrir um novo lugar, eu quero ir para um lugar que já visitei duas vezes: Alter do Chão (PA). Quero sentir o calor, a terra, a natureza, a comida brasileira —estou louco pra comer de novo uma coxinha de jambu! Sempre foi um lugar que me transmitiu calma, energia, felicidade, tudo isso magicamente misturado com simplicidade"

Sylvia Barreto
Jornalista e fundadora do site Viajar é Simples

"Quero um destino descontraído depois de toda a tensão pela qual estamos passando. Existe uma grande chance de eu ir para Riviera Nayarit e Puerto Vallarta, no México. Com praias no Pacífico, esses destinos mostram um outro lado do país para quem já foi para Cancún, como eu. Quero conhecer melhor a culinária mexicana e aproveitar para comer as delícias tradicionais também. O México parece o lugar ideal para voltar a ver o mundo mais colorido. Nada melhor do que uns dias tomando sol com uma margarita nas mãos, não é mesmo?"

Jeniffer Nascimento
Atriz

"Esse ano eu ia realizar um sonho de família: ir para a Grécia com meu marido e meus pais. Queria muito levar minha mãe para lá, porque ela nunca saiu do país. A Grécia é um dos berços da civilização. Além de sua beleza, carrega muita história. Não deixaríamos de conhecer Olímpia, onde aconteciam os jogos, e a Acrópole, e faríamos um passeio de barco até Navagio Beach, para fazer snorkel. Essa praia é considerada uma das mais lindas do mundo. Certamente eu me emocionaria a cada pôr do sol. Gostaria de me hospedar no Cavo Tagoo, em Mykonos, para sempre ver o pôr do sol de camarote"

Amir Klink
Navegador e empreendedor

"Estou achando tão grave a situação, que ir para Carapicuíba já seria uma viagem. Poder sair pela praça, andar, tomar cerveja num botequim bem sujinho. Mas meu primeiro destino provavelmente serão as Ilhas Malvinas, para recuperar meu barco, o Parati, que está lá em Port Stanley desde a minha última viagem para a Antártica, no ano passado. É um lugar muito interessante e rico em diversidade: a beleza das praias, a intensidade do clima, a simplicidade das fazendas. E o Parati foi o primeiro veleiro que construí, há 30 anos. Tenho um carinho muito grande por ele"

Didi Wagner
Apresentadora

"Neste ano haveria quatro viagens a Marte, previstas para serem realizadas entre julho e agosto, quando as órbitas da Terra e de Marte estarão mais próximas. Seriam missões de pesquisa e exploração, mas existem iniciativas de lançar viagens comerciais para Marte.
Acho difícil que algum dia eu tenha os fundos necessários, já que a estimativa é de que a passagem vá custar entre US$ 100 mil e US$ 500 mil.
Mas como sonhar é de graça e, especialmente nesses tempos de isolamento, ajuda a manter o otimismo, vou imaginar que um dia colocarei meus pés no planeta vermelho"

Antonio Prata
Escritor, roteirista e colunista da Folha

"Gostaria de viajar para minha própria cidade, São Paulo, de quem sinto saudade. Seria sábado. Eu iria à feira pela manhã com as crianças. Depois correria pelo Minhocão e pela Paulista fechada para carros. Então viria para casa e cozinharíamos juntos para amigos e família, a quem há meses só via pelo computador e celular"

Eduardo Glitz
Sócio da Yuool e coautor do livro "Volta ao Mundo - 407 dias em 42 países"

"Quando passar esse período, pretendo fazer uma viagem de reencontro a um lugar muito especial. Quero muito voltar para Fraser Island, na Austrália. Dos 42 países que visitei em uma viagem de volta ao mundo, sem dúvida foi lá que presenciei uma das paisagens mais fantásticas da minha vida: o lago Mackenzie. É um lago de água morna e doce, apesar de estar muito perto do mar. A ilha é deserta, sem nenhum vestígio de civilização, e você vai e volta no mesmo dia em um voo de monomotor que pousa na beira da praia"

Janaína Rueda
Chef de cozinha, comanda o Bar da Dona Onça

"Eu e Jefferson [Rueda, seu marido] queremos conhecer mais histórias da nossa terra, visitando lugares como Jalapão, Alter do Chão, o Piauí... Queremos rodar cada canto desse país, valorizar ainda mais nossos pequenos produtores, descobrir novos ingredientes, provar todos os pratos brasileiros, repetir o Brasil mil vezes e ter a certeza de que aqui é definitivamente o nosso grande paraíso. Vamos dar um forte abraço em cada cozinheiro resiliente que alimenta nossas vidas e nos unir para que o nosso turismo seja mais forte do que nunca"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.