Falha no Airbnb suspende contas e reservas de usuários

Incidente aconteceu durante manutenção de rotina; empresa diz que perfis foram restaurados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma falha no sistema do Airbnb, plataforma de aluguel de imóveis por temporada, fez com que alguns usuários tivessem suas contas desativadas e reservas futuras canceladas.

O problema aconteceu na tarde de quarta-feira (11) e atingiu usuários de diversos países, inclusive do Brasil. O funcionário público Carlos Alberto Arruda, 38, afirma ter entrado em “desespero total” ao tentar acessar sua conta na plataforma na noite de quarta e encontrar seu perfil vazio.

Ele usa o Airbnb há oito anos, como hóspede e anfitrião —nome dado às pessoas que disponibilizam imóveis na plataforma— e tem três ofertas ativas no site, em Recife. Os 147 comentários que recebeu em suas propriedades ao longo desses anos também sumiram.

Estátua branca com parede vermelha ao fundo e uma mulher em pé
Estátua com o símbolo do Airbnb na sede da empresa em San Francisco (EUA) - Gabrielle Lurie/Reuters

“Tenho hóspedes para a próxima semana e não sei o que vou fazer”, diz Arruda. Ele calcula que pode perder cerca de R$ 5.000 se não conseguir retomar sua conta.

Em um fórum interno do Airbnb, usuários dos Estados Unidos, Austrália, Canadá e México também relataram que tiveram suas contas desativadas e manifestaram preocupação sobre perder reservas que já estavam programadas.

Clientes que haviam reservado hospedagens com anfitriões que tiveram suas contas suspensas foram informados de que a estadia foi cancelada.

As reservas que Arruda tinha como hóspede também foram perdidas. “Aluguei uma casa para o meu aniversário e precisei cancelar a festa” afirma. Nesse caso, o Airbnb fez o reembolso integral do valor pago.

No Twitter, brasileiros marcaram o perfil da empresa em postagens, na quarta e na quinta (12), dizendo que tiveram suas contas excluídas e que perderam reservas programadas.

Em nota, o Airbnb afirma que falha atingiu "um pequeno grupo de contas de usuários" e aconteceu durante uma manutenção de rotina da plataforma. Diz ainda que vai investigar o ocorrido e tomar medidas para que ele não volte a acontecer.

“O Airbnb pede desculpas aos usuários afetados por este incidente e afirma que restaurou essas contas, além de oferecer suporte para remarcação de reservas impactadas”, diz a plataforma. A conta de Arruda, porém, ainda não havia sido reativada até a noite desta sexta (13).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.