Descrição de chapéu férias

Praias têm a preferência do brasileiro para as férias de fim de ano

Saiba quais são exigências atuais de países também muito procurados na temporada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O avanço na vacinação no país e a reabertura de fronteiras internacionais importantes para o turismo fazem desse fim de ano um dos mais esperados dos últimos tempos. E a corrida por passagens e pacotes para Natal e Réveillon já começou.

“Na Azul Viagens, a procura por pacotes dentro do Brasil já chegou a um patamar 80% acima do registrado em 2019”, comemora Ricardo Bezerra, gerente comercial da operadora.

Os destinos em território nacional prometem bombar por causa da desvalorização do real frente ao dólar e ao euro. As praias do Nordeste, como sempre, figuram entre as preferidas para as férias de verão. Mas o comportamento dos turistas mudou.

Igreja de São Benedito na praia dos Carneiros, em Tamandaré (PE) - Edmar Melo/Folhapress

Segundo Bezerra, os pacotes estão sendo arrematados por turmas maiores de parentes e amigos, que têm procurado resorts no litoral para férias em grupo —especialmente os que operam com sistema all inclusive, que ajudam a manter o orçamento sob controle.

“Vemos famílias inteiras viajando, não só pais e filhos. Quem não fazia isso no passado está fazendo agora, depois de tanto tempo de afastamento.”

Outra tendência forte para a temporada são as rotas ponto a ponto, que exploram aeroportos de cidades médias e pequenas, permitindo maior oferta de voos sem escala.

Em dezembro, a Gol lança dois voos semanais diretos entre o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e Bonito (MS), operados com o jato Boeing 737-700, com capacidade para 138 passageiros.

Também vão entrar em operação os voos da Gol entre o aeroporto de Guarulhos (SP) e Cabo Frio, na Região dos Lagos fluminense –eles sairão quatro vezes por semana, com dois horários aos sábados.

A Azul, por meio da Azul Conecta, sua subsidiária regional, tem investido em voos para aeroportos ainda menores. Em novembro, aviões Cessna Grand Caravan para nove passageiros passam a ligar os aeroportos de Tucuruí e Paragominas, no interior do Pará, à capital, Belém.

“Os aeroportos estão lotados, e eliminar as conexões melhora a experiência do cliente. Mesmo que os horários não sejam os melhores, as pessoas estão gostando dessa opção”, diz Vitor Silva, gerente de planejamento de malha da Azul.

A maior capilaridade das malhas aéreas combina com outra tendência do turismo pós-pandemia: os destinos de natureza, onde é mais fácil fugir das aglomerações.

“Apostamos muito em corredores turísticos como Santarém, no Pará, porta de entrada para Alter do Chão, ou o Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins”, adianta Bruno Balan, gerente de malhas da Gol.

Segundo a plataforma Airbnb, a participação de cidades de até 50 mil habitantes no total de reservas aumentou mais de 50% no segundo trimestre de 2021, tendência que deve se manter no fim do ano. Entre os municípios campeões estão Cunha (SP), Itatiaia (RJ) e Mata de São João (BA).

Quando o assunto é viagem internacional, é a reabertura das fronteiras que tem pautado as escolhas. A cada mudança de regras, a reação é imediata, diz Camila Belinelli, gerente de canal de vendas da Latam Brasil.

“Sempre que surge uma notificação, notamos um aumento nas buscas de até 200% acima da média. Precisamos ser rápidos para reorganizar a malha, porque há uma demanda represada enorme, inclusive de gente que já tinha passagem comprada e precisou adiar durante a pandemia”, afirma.

Um dos anúncios mais esperados pelos brasileiros foi confirmado em fim de setembro –a partir de 8 de novembro, os Estados Unidos vão suspender as restrições para entrada de viajantes oriundos do Brasil, desde que estejam vacinados. A expectativa é que qualquer vacina aceita por aqui também seja reconhecida pelo governo americano.

Rapidamente, Nova York entrou no topo das cidades mais procuradas no portal Decolar para os feriados de Natal e Ano Novo. Em segundo lugar vem Orlando, na Flórida, que este ano tem um atrativo extra –a festa dos 50 anos da Disney World.

Mas quem não tem visto válido vai ter que esperar muito ainda –os consulados americanos ainda não retomaram o serviço, não divulgam qualquer previsão, e quem preenche o formulário hoje tem a entrevista agendada para o fim de 2022.

O fato talvez colabore para que outros destinos internacionais estejam em alta no buscador de sites de viagem Kayak: Montevidéu, no Uruguai, no topo da lista, seguida de Lisboa, em Portugal, e Buenos Aires, na Argentina.

Se seu plano é sair do país nas próximas férias, fique atento à lista de exigências de cada país. Algumas nações, como a Itália, continuam impedindo a entrada de quem voa direto do Brasil. Outros, como o Japão, até aceitam brasileiros, mas com restrições severas e exigência de isolamento.

Mesmo aqueles que abriram as fronteiras ainda têm regras rígidas relacionadas ao controle da pandemia. Confira:

Alemanha

Exige certificado de vacinação, com vacinas reconhecidas pelo país (Pfizer, Janssen, Moderna ou AstraZeneca), finalizada há pelo menos 14 dias. Pessoas que se infectaram e se curaram podem entrar com apenas uma dose da vacina. Não vacinados devem apresentar PCR ou antígeno recente.

brasil.diplo.de/br-pt/coronavirus

Argentina

A partir de 1º de novembro, o país vai aceitar todos os estrangeiros não residentes, sem qualquer exigência.

cpabl.cancilleria.gob.ar

Espanha

Só aceita turistas com ciclo vacinal completo, finalizado 14 dias antes da viagem. Aceita todas as vacinas autorizadas no Brasil.

exteriores.gob.es

Estados Unidos

A partir de 8 de novembro, deve passar a permitir a entrada de brasileiros imunizados com todas as vacinas aprovadas aqui. As informações e demais regras ainda não foram atualizadas nos sites das representações diplomáticas.

br.usembassy.gov/covid-19-information

França

Vacinados com Coronavac devem tomar uma dose de reforço de Pfizer ou Moderna pelo menos sete dias antes da chegada.

saopaulo.consulfrance.org/Coronavirus-Covid-19

Japão

Brasileiros fazem teste no aeroporto, na chegada, e permanecem por seis dias em alojamento providenciado pelas autoridades sanitárias. Caso o resultado seja negativo, o turista é liberado, mas deve fazer quarentena por 14 dias no local da hospedagem, sem usar transporte público no trajeto.

sp.br.emb-japan.go.jp

Portugal

Não é preciso estar vacinado nem fazer quarentena, basta apresentar teste PCR ou antígeno.

consuladoportugalsp.org.br

Reino Unido

Aceita turistas plenamente imunizados com as vacinas AstraZeneca, Pfizer, Moderna e Janssen, com esquema finalizado 15 dias após a última dose. Vacinados com Coronavac são considerados não vacinados e devem cumprir quarentena de dez dias no local da hospedagem.

gov.uk/coronavirus

Uruguai

A partir de 1º de novembro, passa a permitir a entrada de brasileiros que comprovarem a imunização completa contra covid e apresentarem teste PCR recente na chegada.

turismo.gub.uy

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.