Viagens pet friendly oferecem aventuras e luxo para animais e tutores

Brasileiros consideram pets como 'filhos' e escolhem destinos com base em como eles serão recebidos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Andrea Miramontes
São Paulo

Parte da família, os pets entraram de vez no mundo das viagens. Hotéis, pousadas, passeios, aventuras como o rafting, lounge vip e até trens históricos se adaptaram para receber —muito bem, obrigada— esse público.

No pós-Covid, 82% dos brasileiros querem viajar com seus animais de estimação, de acordo com a Hoteis.com, que ouviu mais de oito mil pessoas em pesquisa feita em 2020.

Já a plataforma de reservas Booking apurou que 40% dos brasileiros escolhem o destino com base em como seus pets serão recebidos. O levantamento entrevistou quase 50 mil pessoas, em 28 países, também em 2020. Em pesquisa anterior, 65% brasileiros afirmaram que seu pet é tão importante quanto um filho.

Em Brotas, no interior de São Paulo, dá para fazer rafting com os cachorros - Divulgação

No Airbnb, o tópico figura entre os cinco principais filtros para quem aluga imóvel: wifi de qualidade, cozinha equipada, estacionamento gratuito, ar-condicionado e acomodação pet friendly.

E não basta aceitar os bichinhos, é preciso mimá-los. Prova disso é que os tutores não querem levar seus filhotes para que eles fiquem em canis ou gatis, mas, sim, para criar uma experiência divertida para o animal e curti-la ao lado dele.

Em Brotas, por exemplo, no interior de São Paulo, cães acompanham humanos em restaurantes, docerias e até em botes para aventuras. A cidade foi uma das primeiras a incluir os animais na prática do rafting, há mais de uma década.

Lá também é possível praticar stand-up paddle, além de trilhas e mergulhos no rio, tudo com os pets ao lado. Hoje, 70% dos hotéis e pousadas do destino aceitam a bicharada.

Muitas acomodações criaram piscinas especiais para eles, com PH controlado, borda com saída fácil, brinquedoteca, parques com agility e até cardápios especiais, que incluem sorvetes de frutas desenvolvidos para focinhos gulosos.

Socorro (SP), a 135 quilômetros da capital, também está de olho nos viajantes com pet. Adaptou parques, trilhas, cachoeiras, aventuras como rafting, stand-up, caiaque e passeios históricos para receber filhos de patas.

Em Curitiba (PR), os pets são bem-vindos a bordo do trem Serra Verde Express, o trem da Serra do Mar Paranaense. Um vagão, decorado e adaptado, recebeu caminhas para os novos passageiros, que curtem a paisagem junto dos tutores. Na cidade, é possível se hospedar no Grand Mercure Curitiba Rayon, entre outros com quartos voltados a este público.

Cão salsicha viaja em vagão especial do trem Serra Verde Express, em Curitiba - Brunno Covello/Divulgação

Minas Gerais também tem experiências pet. Em Monte Verde, eles podem botar as patinhas em diversos restaurantes, lojas e bares. Acomodações também fazem questão de recebê-los soltos, em amplo espaço verde —na pousada Morada das Nuvens, por exemplo, são aceitos todos os portes de animais.

E pensa que só cachorro pega estrada? Nada disso. Porcos, coelhos, gatos, tartarugas e até cabritos são mimados nas viagens. Era o caso de Joaquim, um cabrito que, mesmo paraplégico, não desgrudava de sua tutora, a veterinária Marina Passadore, em nenhuma das viagens que ela fazia.

"Por essa condição dele, eu ficava com ele 24h todos os dias. Fazia tudo junto, ia a restaurantes e viajava. Ele tinha uma paixão pelo mar, então íamos muito para a praia. Ele amava escorregar do tapetinho para deitar na areia", lembra Marina.

"Em todo lugar que íamos, as pessoas ficavam encantadas. Ele era muito sociável, simpático e carismático. Brinco que sorria demais e posava para fotos. Todos queriam foto com ele. Ele sabia que chamava atenção e adorava."

O cabrito Joaquim, que viajava sempre ao lado da tutora - Arquivo Pessoal

Entre os lugares que Joaquim visitou —o cabritinho morreu com um ano e dois meses, em agosto de 2020—, esteve a pousada Pura Vida, em Maresias (SP). Nela, animais de qualquer espécie e porte dormem com seus tutores no quarto, curtem piscina especial em formato de ossinho, divertem-se na brinquedoteca pet e ainda podem finalizar o dia no salão de beleza para eles.

Um quarto com tela recebe turistas que viajam com felinos. A acomodação está equipada com caixa higiênica, arranhador, bebedouro de fonte e brinquedos. A sala de TV do hotel também foi "gatificada", com prateleiras, nichos e pontes.

Gatos hospedados na pousada Pura Vida - Andrea Miramontes

Grande parte de Maresias, aliás, se adaptou ao turismo pet friendly com restaurantes e quiosques de praia dispostos a receber os bichos viajantes —são, no entanto, espaços cercados e privados na areia. Na praia, em geral, os municípios brasileiros proíbem o acesso de cachorros, com raras exceções como Santos (SP), que recentemente liberou, com regras, os pet perto do mar.

Nos hotéis, não faltam mimos para os clientes. O all inclusive Villa Rossa, em São Roque (SP), personalizou a experiência pet com um kit de boas-vindas com brinquedos, biscoitos, e camas, inclusive gigantes para animais GG.

No Hilton, no bairro do Morumbi, na capital, cachorros também são recebidos com um kit contendo bichos de pelúcia, bolinha, bifinhos, biscoitos e snacks saudáveis. No quarto, assim que os hóspedes entram, já estão ali esperando por eles uma caminha e dois potes de alumínio para água e comida.

O Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) também mira o turismo pet friendly, e inaugurou recentemente a sala vip pet friendly Plaza Premium Lounge. Filhos de patas pagam R$ 50 para aguardar o embarque no maior conforto, do ladinho do tutor.

Ter vacinas em dia é uma obrigação em geral, acentuada no caso do turismo. Em grande parte dos casos, para passeios e hospedagem é necessário apresentar a carteirinha com a ficha médica do bichinho atualizada.

"Doenças como cinomose, parvovirose e raiva podem ser fatais, então, vacinar é fundamental. São indispensáveis, ainda, medicamentos contra pulgas, carrapatos e insetos. Esses parasitas podem causar anemia, doenças bacterianas e doenças no sangue", explica o veterinário e analista de Educação Corporativa da Cobasi, Bruno Sattelmayer.

"Existem espécies de mosquitos que provocam uma grave doença cardíaca, na qual as larvas se instalam no órgão. Há ainda o risco de leishmaniose, grave zoonose, que pode ser evitada com repelentes."

Além dos cuidados médicos, é preciso também respeitar o limite dos pets durante as viagens. Animais idosos, por exemplo, não aguentam fazer trilhas ou fazer esportes nos botes. Fora isso, recomenda-se aos tutores ficar de olho no que o animal consome ao longo das trilhas.

"Não deixe o pet comer nenhuma planta durante a aventura. Algumas das mais conhecidas que podem intoxicar são orquídeas, lírios, espada-de-são-jorge, comigo-ninguém-pode, samambaia, manacá e costela-de-adão", avisa Sattelmayer.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.