Descrição de chapéu férias

Três dos dez melhores parques de diversão do mundo estão no Brasil

Em ranking feito com opinião de turistas, país ultrapassa os EUA, a maior referência do mercado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

​O Brasil vem ganhando destaque no mercado internacional de grandes parques temáticos de diversão, suplantando até os EUA, que são praticamente os inventores desse mercado. É o que mostra o recente ranking dos dez melhores parques do mundo, organizado pelo site de viagens Tripadvisor.

Entre os top 10, há três brasileiros: o Beto Carrero World, em Santa Catarina, que ficou em 3º lugar; o Hot Park, em Goiás, 6º colocado; e o Terra Mágica Florybal, no Rio Grande do Sul, 10º eleito.

Montanha-russa do parque Beto Carrero World
Montanha-russa do parque Beto Carrero World - Divulgação

Apenas dois dos vencedores são americanos, o Dollywood (8º) e a Universal’s Islands of Adventure (9º). O campeão do ranking fica na Espanha: Siam Park. A pesquisa foi realizada a partir da avaliação dos leitores da Tripadvisor, entre 1º de maio e 30 de abril, e faz parte do Travelers’ Choice 2022 – Best of the Best.

Em 2017, a Universal’s Island of Adventure foi campeã de uma lista similar realizada pelo site. Na ocasião, os EUA concentravam sete dos dez melhores do mundo. O Beto Carrero World já despontava entre os ranqueados, mas com colocação inferior, 7º lugar.

Inaugurado em 1991 pelo artista homônimo, o parque catarinense é um complexo com zoológico, locais para shows e brinquedos, que ocupam um espaço de 14 quilômetros quadrados de área, em Penha, município até então ignorado pelos turistas, localizado próximo ao Balneário Camboriú.

"Quando levantaram o parque, não havia nem hotel para turistas em Penha. Hoje, a cidade tem restaurantes e boas opções de estadia", diz Maria Figueiredo, vice-presidente da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo). "Ele impactou a região onde está localizado, gerando renda e empregos na cidade, na mesma proporção que no parque."

Os turistas viajam para Penha apenas para conhecer o parque, e não a cidade. É o caso do professor de remo Roberto Nascimento, 51 anos, que saiu de carro com a família de São Paulo com a mulher, o filho pré-adolescente, a mãe e a sogra.

.
Roberto Nascimento, 51, e o filho Frederico no Beto Carrero World - Arquivo Pessoal

"Gostamos de conhecer parques, dentro e fora do país. Eu fique muito impressionado com o Beto Carrero World. A qualidade dos shows não fica devendo nada para os apresentados nos parques americanos", comenta.

Frederico, filho de Nascimento, gostou tanto da viagem que convenceu a família a planejar uma volta, para comemorar seu no ano seguinte -veio a pandemia e os planos foram abortados.

"Parques temáticos, quando bem estruturados e administrados, viram o destino da viagem", diz Magda Nassar, presidente da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens).

"No Brasil, Beto Carrero, Hot Beach e Beach Park [que não está na lista] estão entre os mais procurados", completa.

Para especialistas em turismo, a grande surpresa do ranking é o Florybal, em Gramado, o menos popular dos três e focado no público infantil. O local é um jardim com bonecos gigantes de dinossauros, brinquedos e atrações tranquilas, como um teleférico com o formato de pterodátilo, cinema 3D e teatro de fantoches.

Apesar de o Top 10 de 2022 reunir os mais bem avaliados pelos turistas, isso não quer dizer que parques clássicos como a Disney tenham sido esquecidos pelo público. Ao contrário: de acordo com o Braztoa, a gigante americana continuou a figurar entre os destinos internacionais mais procurados pelos brasileiros em 2021, mesmo diante dos desafios e restrições sanitárias impostas pela pandemia nos EUA.


Os 10 melhores parques de diversão do mundo

  1. Siam Park – Espanha
  2. Puy Du Fu – França
  3. Beto Carrero Word Brasil
  4. Puy Du Fu – Espanha
  5. The Milky Wau Adventure Park – Reino Unido
  6. Hot Park – Brasil
  7. Waterbom Bali – Indonésia
  8. Dollywood – EUA
  9. Ilhas de Aventura da Universal – EUA
  10. Parque Terra Mágica Florybal Brasil

Fonte: Tripadvisor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.