Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/10/2011 - 07h48

Protestos podem causar fechamento da catedral de Londres

DA FRANCE PRESSE

A catedral de Saint Paul, em Londres, poderá ser obrigada a fechar suas portas ao público devido ao acampamento instalado pelos "indignados" do grupo "Occupy LSX" (inspirado no movimento "Occupy Wall Street", dos Estados Unidos, e nos "indignados" de Madri), anunciaram nesta quinta-feira (20) os responsáveis pelo templo turístico.

Mais de 200 pessoas acampam desde sábado passado diante da entrada da catedral anglicana, situada no coração da capital britânica, para protestar contra o capitalismo, a crise e sistema financeiro.

Inicialmente as autoridades eclesiásticas apoiaram a manifestação e anunciaram que a catedral continuaria aberta. Contudo, agora acreditam que o protesto coloca em "risco a vida da catedral".

"Com o tamanho crescente e a natureza do acampamento de protesto, devemos rever até que ponto poderemos permanecer abertos e atuando de forma segura e responsável para receber as milhares de pessoas que chegam esta semana entre fiéis, visitantes e grupos escolares", disseram em um comunicado.

Leon Neal-15.out.11/France Presse
Manifestantes protestam em frente à catedral de Saint Paul, em Londres
Manifestantes protestam em frente à catedral de Saint Paul, em Londres

"Agora é hora de levantar o acampamento de protesto? A decisão de fechar Saint Paul não pode ser tomada tão depressa", acrescenta o comunicado.

A catedral de Saint Paul, um dos edifícios mais emblemáticos da paisagem urbana de Londres, é uma das principais atrações turísticas da capital, e seu fechamento seria excepcional.

A cafeteria e a loja de 'souvenires' do templo tiveram de ser fechados já nos últimos dias, devido à falta de atividade, segundo o jornal The Times.

O acampamento começou no sábado, durante uma manifestação convocada pelo grupo "Occupy LSX", mas o número de barracas subiu de 70 para cerca de 150 nos últimos dias.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página