Confira as principais produções da TV Folha em 2018

Transplante de coração, prisão de Lula e menina pastora estão entre vídeos mais vistos do ano

Em fevereiro deste ano, a TV Folha acompanhou a primeira cirurgia realizada para separar duas meninas que nasceram unidas pela cabeça em 2016, no Ceará.

Comandada pelo neurocirurgião Hélio Rubens Machado, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, a cirurgia foi a primeira das quatro que foram feitas até que Maria Ysabelle e Maria Ysadora, de 1 ano e 6 meses, fossem separadas por completo.

Em abril, a TV Folha mostrou as 48 horas que separaram o mandado e a prisão do ex-presidente Lula. Na ocasião, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, virou refúgio para o ex-presidente. 

O vídeo abaixo faz parte do especial O Tamanho da Língua. A produção pergunta para os falantes de português de três países o que eles pensam sobre os sotaques do idioma. 

Embora os incêndios florestais sejam bastante comuns no verão de Portugal, a extensão e a gravidade dos danos em 2017 foram inéditas: 115 mortos e ao menos 5.000 km² atingidos, mais que o triplo da superfície do município de São Paulo. Causou surpresa que os dois principais incêndios tenham acontecido no outono e na primavera. O vídeo abaixo, que faz parte do especial Crise do Clima, repercute a situação climática no país. 

Em comemoração aos 50 anos do primeiro transplante de coração, a TV Folha acompanhou a cirurgia realizada em Eunice Maria Alves, 57. Seu filho Jhonatan, hoje com 26 anos, passou pelo procedimento oito anos atrás.

Um cirurgião e seu assistente usam instrumentos para preparar o coração. O órgão está sobre um pano azul, mesmo tom das roupas dos profissionais de saúde.
O cirurgião Domingos Lourenço (à direita ) prepara o coração doado para ser transplantado no centro cirúrgico do Instituto do Coração (INCOR) em São Paulo (Foto: Lalo de Almeida/ Folhapress)

Tanto Eunice quanto Jhonatan foram diagnosticados com insuficiência cardíaca idiopática, de origem espontânea e/ou desconhecida. Eunice se recuperou muito bem, segundo a assessoria de imprensa do Incor, sete meses após a cirurgia.

 

Quanto "k" de "dol" vale o novo mercado das "feras hype"? Reportagem mostrou que jovens lucram com compra e vevenda de peças de grife e ostentam valores das conquistas na web.

​Em junho, reportagem mostrou que deslocamentos internos causados por desastres aumentaram no Brasil. Foram 71 mil pessoas que deixaram suas casas por esse motivo em 2017. A TV Folha visitou quatro cidades com áreas de risco alto de desastres. 

Sussurros, sons de lábios estalantes e de mãos e dedos se esfregando são parte de um nicho de centenas de milhares de vídeos no YouTube, todos com a promessa de relaxamento e combate à ansiedade e à insônia.

Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano é o nome longo para ASMR, categoria que reúne esses vídeos. Trata-se de uma sensação de formigamento, uma certa dormência que começa no topo da cabeça e se espalha pelo corpo, segundo relataram à TV Folha as pessoas que a experimentam.

A rainha do pop, Madonna, completou 60 anos esse ano. Para comemorar a data, a revista sãopaulo convidou seis drag queens paulistanas para um ensaio fotográfico temático, no Theatro Municipal.

O vídeo abaixo, publicado em agosto, traz os bastidores da homenagem.

A TV Folha também entrevistou, em agosto, refugiados que vieram da região da fronteira em Roraima. Na ocasião, eles declararam que queriam apenas trabalhar e que não esperavam nada do governo brasileiro.

Aos 10 anos, a pastora Vitória de Deus 'cura' pessoas e faz sucesso entre gays. Nascida em Petrolina (PE), Vitória é negra e tem orgulho de seu cabelo crespo.

É a segunda de cinco filhos de Cícero Graciliano de Deus, 51, um funileiro que largou o conserto de panelas para uma missão: fazer da filha uma cantora gospel conhecida em todo o Brasil.  

Ao longo de dois meses, a TV Folha produziu um documentário que resgatou a polarização entre apoiadores e opositores do político que vai trocar um dos 513 gabinetes da Câmara dos Deputados pelo Palácio do Planalto a partir de 2019.

Para tentar entender o que foi a vitória do capitão reformado - e que se pode esperar dele como presidente - a TV Folha ouviu pensadores de diferentes áreas, eleitores e jornalistas que participaram da cobertura da campanha.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.